O Dia do Teatro é celebrado nesta quinta-feira, 19 de setembro, em todo o país, após a data ser instituída pela Lei Federal nº 13.442/2017. Em Roraima, a Assembleia Legislativa (ALE-RR) é um dos órgãos públicos responsáveis por garantir o acesso a essa arte, por meio do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), que promove atividades de cultura, lazer, música, esportes, inclusão digital e qualificação profissional.
Cerca de 40 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, mergulham na magia do teatro durante as aulas que ocorrem de segunda a quinta-feira, no período da tarde, no polo Buritis, em Boa Vista. As turmas são divididas por faixa etária, e cada grupo tem duas aulas por semana.
O bom desempenho escolar, a autoconfiança e a postura são algumas das mudanças comportamentais observadas nos alunos que frequentam as aulas de teatro na unidade, como destacou a professora Júlia Barroso.
“Eles relatam que enfrentam menos dificuldades para apresentar trabalhos em sala de aula e melhoraram a interação social. Alguns alunos chegaram mais tímidos e retraídos, mas mudaram isso com os exercícios ao longo do ano”, afirmou.
A professora também mencionou que o aprendizado adquirido nas aulas contribui para a resolução de conflitos, bem como para o desenvolvimento da obediência e pontualidade.
“Incentivamos eles a aprenderem, também, a lidar com os problemas do cotidiano. São ensinamentos importantes que levarão para a vida adulta”, acrescentou.
Dinâmica das aulas
A dinâmica das aulas varia conforme a faixa etária. A primeira turma abrange alunos de 7 a 12 anos, enquanto a segunda é composta por adolescentes de 13 a 17 anos.
As aulas para as crianças são mais lúdicas, focando na expressão corporal e facial, com menos leitura, já que muitas delas ainda estão em processo de alfabetização. Jogos e brincadeiras também são utilizados como recursos didáticos. Para os adolescentes, há mais leitura de textos, além de um foco maior nas expressões faciais e na projeção da voz.
Entre os alunos está Emanuelly Koval, de 12 anos. Ela começou as aulas no CCJuv há pouco mais de um ano, após sua mãe descobrir novas vagas na unidade. Sabendo que a filha era apaixonada por teatro, matriculou-a imediatamente.
Desde então, a jovem artista tem colhido resultados, como uma melhor performance na escola, graças à evolução na expressão verbal, principalmente em apresentações de trabalhos, além de uma maior facilidade para memorizar os conteúdos ensinados pelos professores.
Emanuelly também ressaltou o aprendizado que tem levado para a vida, já que desde pequena sonha em ser atriz e está em busca de concretizar esse desejo.
“Realmente nos ensinam sobre a história do teatro; os conteúdos que serão importantes para nossa carreira; como improvisar e decorar melhor, e, também, nos estimulam a perder a vergonha. O melhor de tudo é que ensinam de uma forma divertida”, relatou.
Desenvolvendo crianças e adolescentes
O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) atende crianças, adolescentes e adultos em Roraima, com o objetivo de desenvolver a população e, assim, melhorar a vida dessas pessoas.
O projeto é dividido entre os polos Buritis, MT Arena, Hélio Campos e Pedra Pintada, em Boa Vista, e oferece atividades como balé, breakdance, capoeira, coral, futebol, ginástica rítmica, jiu-jitsu, judô, caratê, k-pop, teatro, teclado, treinamento funcional, violão e zumba.
As unidades atendem várias faixas etárias. O treinamento funcional e a zumba são destinados a pessoas com mais de 18 anos. No balé, por exemplo, podem se matricular aqueles com idades entre 5 e 17 anos. As demais modalidades são oferecidas para alunos de 6 a 17 anos.
Interessados em se matricular podem entrar na lista de espera. Para isso, basta ligar para o número (95) 99112-4247. Mais informações estão disponíveis neste link.