O Sistema Fecomércio Roraima entregou a Agenda Municipal do Comércio para os quatro candidatos à prefeitura de Boa Vista. O documento possui políticas públicas e recomendações para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo na capital. A Agenda do Comércio oferece propostas concretas para o desenvolvimento socioeconômico de Boa Vista, o único município do Estado onde o comércio é o maior gerador de empregos e tem a maior participação no PIB.
Segundo levantamento feito pela assessoria econômica, o comércio e serviços representam 47% no valor adicionado do PIB, movimentando R$ 4,6 bilhões. “Boa vista é o único município de Roraima onde o comércio e serviço representam a maior fatia do PIB. A gente vê, aqui na capital, uma maior concentração de riquezas e empregos nesses setores da economia”, comenta o economista Fábio Martinez.
Na capital estão registradas pouco mais de 31 mil empresas, sendo quase 27 mil do comércio, o que representa 86% dos CNPJ´s ativos. “Boa Vista é a capital do comércio e os números nos permitem fazer essa afirmação. Hoje são 70 mil empregos com carteira assinada em Boa Vista e 84% estão no comércio de bens, serviços e turismo. A Federação do comércio representa um percentual importante da economia e estamos aqui para continuar trabalhando com os nossos braços sociais, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio, para proporcionar um ambiente de negócios favorável e fazer de Boa Vista uma cidade cada vez melhor para investir no setor terciário proporcionando qualidade de vida para os moradores e trabalhadores do comércio”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD, Ademir dos Santos.