Federação das Indústrias celebra 31 anos de trabalho em Roraima

Em mais de três décadas, a Fier se consolidou como articuladora de soluções e na criação de um ambiente favorável à atividade industrial. – Foto: Ascom/Fier

Criada no dia 16 de abril de 1991, a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) tem exercido um papel fundamental de representar e defender os interesses das indústrias, contribuindo para a consolidação, modernização, competitividade e crescimento do setor industrial no Estado.

Conforme dados do Portal da Indústria, Roraima possui Produto Interno Bruto (PIB) industrial de R$ 1 bilhão e emprega 9.358 trabalhadores na indústria. Isso mostra a importância do setor para a economia. Ao longo destes 31 anos, esses números têm aumentado e mostrado a força do segmento dentro do Estado.

A Fier, como entidade de representação industrial roraimense, se consolidou como articuladora na busca e defesa de projetos de lei e políticas públicas que impulsione a atividade no Estado, bem como presta apoio à micro, pequena e média empresa e na interiorização do processo industrial.

A Presidente da Fier, empresária Industrial Izabel Itikawa, registrou seu contentamento em estar à frente dos trabalhos realizados pela Federação e suas casas, ratificando o importante papel exercido pelo Sistema Indústria em Roraima.

“Trata-se de um trabalho que requer muito engajamento para o fortalecimento do associativismo sindical, crescimento do setor produtivo e, consequentemente, a promoção da geração de emprego, renda e riquezas por meio da indústria roraimense”, ressaltou.

Defesa de interesses

Atuando junto às autoridades constituídas para que haja modernização das leis, celeridades nos processos e soluções para os entraves ao desenvolvimento, elabora ou ratifica propostas em favor das indústrias, tais como o aumento do Sublimite do Simples Nacional, Refis Estadual e Municipal.

Além disso, coordena o Sistema Fier, juntamente com a gestão executiva do Sesi, Senai e IEL, para o atendimento aos sindicatos, indústrias e seus trabalhadores, bem como na ampliação e melhoria contínua das estruturas físicas, serviços e geração de resultados.

O trabalho da Fier vai além de suas estruturas, por meio de representação institucional externa, como a participação no Conselho de Desenvolvimento Industrial de Roraima (CDI), que delibera sobre processos relativos à titulação dos lotes do Distrito Industrial. Neste contexto, entra a conquista de Direito de Cessão de Uso, referente a 60 mil m², para instalação do Condomínio Industrial de Reparação de Veículos e de Serralheiros.

“Esta era uma demanda que constava na pauta de defesa de interesses da Fier há mais de 10 anos, e no mês de novembro de 2021, foi aprovada a Cessão”, ressaltou a presidente, empresária industrial Izabel Itikawa.

A Fier também oferta serviços às empresas em processo de exportação e aos sindicatos filiados, por meio do Núcleo de Acesso Crédito, Centro Internacional de Negócios e o Centro de Promoção do Associativismo Sindical.

Muitas outras ações estão presentes em seu portfólio como oferta de cursos, intercâmbios, seminários, desenvolvimento e coordenação de estudos e pesquisas. Todos com o intuito de fomentar o setor industrial roraimense. Além disso, sistematiza ações e assessora três Conselhos Temáticos, que tratam das pautas de Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas; Micro e Pequena Empresa, Política Industrial; e de Meio Ambiente, Energia e Infraestrutura.

“São 31 anos institucionais, em que a Federação vem desenvolvendo um trabalho sério de representação institucional, contando com um corpo técnico competente, o qual é gerido por empresários industriais, que exercem seus papeis de maneira voluntária, eleitos por seus pares que formam a sua base sindical. Que venham mais 31 anos de trabalho em prol do crescimento exponencial da indústria”, finalizou a presidente da Fier.

Neidiana Oliveira

 

 

Veja também

Topo