O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) constatou que houve uma redução de 25% no número de infrações em novembro. Foram 1.698 registros contra 2.267 no mês de outubro.
A infração “Sem cinto de segurança (condutor e passageiro)” apresentou uma redução de 16,60% no mês de novembro com 678 casos, ao comparar com outubro que teve 813 registros. Apesar da redução, ela continua ocupando o primeiro lugar no ranking de infrações mais cometidas.
“Utilizando o celular” teve 238 registros que também apresentou diminuição de 26,08% comparando com os 322 casos registrados no mês de outubro. “Sem licenciamento” teve uma redução de 2,34%, ou seja, em novembro foram 125 e em outubro 128.
Em novembro, um total de 133 condutores foram flagrados dirigindo “Sem CNH”. Ao comparar com outubro, que teve 152 registros houve, uma redução de 12,5%.
O diretor de controle de condutores e veículos do Detran-RR, José Raimundo Rodrigues, destacou a importância de o condutor do veículo usar obrigatoriamente o cinto de segurança, incluindo os passageiros.
“Em situações de emergência como impactos ou freadas bruscas, o cinto é um equipamento de segurança fundamental, pois ele evita que os ocupantes do veículo sejam jogados uns sobre os outros, e até mesmo arremessados para fora do carro. Então é um dispositivo indispensável para todos”, completou o diretor.
Atenção!
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), deixar o condutor e passageiro de usar o cinto de segurança é uma infração de trânsito de natureza grave com penalidade de multa no valor R$ 195,23 mais medida administrativa – retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.