Flor de Cerejeira: secretaria ligada à ALE-RR implanta grupo motivacional para mulheres em Rorainópolis

Encontros serão todas as quartas-feiras, das 15h às 16h, com duração de três meses. – Fotos: Alfredo Maia / Eduardo Andrade / Jader Souza | SupCom/ALE-RR

A Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em Rorainópolis, inaugura nesta quarta-feira, 12, o grupo terapêutico “Flor de Cerejeira – Se faça um favor, olhe para você com amor!”. Destinado às mulheres que precisam de suporte emocional, sejam elas vítimas ou não de violência doméstica e familiar, os encontros terão foco no autoconhecimento e no crescimento pessoal.

No total, serão 13 reuniões, todas as quartas-feiras, das 15h às 16h, cada turma. Até o momento, a primeira conta com dez inscritas. Conforme a coordenadora Thayze Florêncio, cada encontro trabalhará um tema diferente e o incentivo à renovação, tal qual o nome do grupo.

Coordenadora do Núcleo, Thayze Florêncio.

“Queremos que elas tenham hábitos saudáveis, que expressem a gratidão, o desapego, compartilhem suas histórias e experiências sensoriais. Queremos trabalhar com elas um todo, no qual possam se autoconhecer e promover uma reflexão sobre a sua identidade. A finalidade é florescer com a Flor de Cerejeira, simbolizando a beleza e a renovação constante da vida”, explicou Florêncio.

Extensão das atividades

Segundo Hannah Monteiro, diretora do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), o objetivo é estender os serviços feitos na capital para o interior e auxiliar as mulheres da região a se enxergarem por uma perspectiva positiva.

“O grupo ajudará a mulher a aumentar sua autoestima, a se ver melhor, a enfrentar os problemas da vida e do dia a dia. As vítimas de violência atendidas pelo Chame, por exemplo, terão um acompanhamento diferenciado daquele feito normalmente pela equipe multidisciplinar”, explicou Monteiro.

Diretora do Chame, Hannah Monteiro.

Ainda de acordo com ela, o novo grupo é semelhante ao originário “Flor de Lótus”, que fica na sede da SEM em Boa Vista. O grupo segue para sua terceira turma e tem superado as expectativas da SEM, devido à grande procura.

“Tivemos um retorno positivo com relação às duas primeiras turmas. É um grupo no qual observamos bons resultados. Diferentemente dos atendimentos individuais, nele, as mulheres podem trocar experiências e se incentivarem. Tenho certeza de que a próxima será um sucesso e que atingiremos nosso objetivo, que é dar forças para que elas enfrentem suas dificuldades. Esperamos que mais pessoas participem”, reforçou.

Grupo terapêutico fornecerá suporte emocional às participantes.

Como participar

Interessadas em entrar para o grupo terapêutico, podem buscar mais informações pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados, ou presencialmente no núcleo da SEM em Rorainópolis, na Avenida Dra. Yandara, 3058, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Simbologia

Originária do Japão, onde é considerada sagrada, a flor de cerejeira, conhecida também como sakura, significa beleza, feminilidade, amor, felicidade, renovação e esperança. A escolha do nome para o grupo se deu pela sua simbologia. Na mitologia japonesa, a princesa Konohana Sakuya Hime é considerada a divindade das flores e montanhas. Frequentemente, ela é retratada como a deusa das cerejeiras em flor e associada à pureza e renovação da vida.

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo