Fonajuve: Roraima sedia o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude

Foram abordados temas importantes relacionados ao desenvolvimento social, à inclusão e ao fortalecimento das políticas voltadas para os jovens. – Fotos: Stephane Queiroz

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), promoveu nesta sexta-feira, 29, a cerimônia de abertura da 4ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude.

O evento é uma iniciativa da CPPJ (Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude) e tem como pauta principal a reestruturação das políticas públicas para a juventude e seus reflexos nos estados e municípios brasileiros.

O fórum acontece nos dias 29 e 30 e reúne gestores das 27 unidades da federação e das 26 capitais estaduais. O objetivo é realizar o 4° encontro do ano, encerrando as atividades anuais do Fonajuve com a eleição da mesa diretora para 2025, além de destacar propostas de políticas públicas para a juventude, considerando as especificidades da Região Norte.

Durante a cerimônia, foram abordados temas importantes relacionados ao desenvolvimento social, à inclusão e ao fortalecimento das políticas voltadas para os jovens.

A secretária da Setrabes, Tânia Soares, afirmou que o Fórum é um importante evento que reúne gestores de todo o Brasil para discutir políticas públicas voltadas para a juventude.

“Uma grande oportunidade para compartilhar experiências, desafios e boas práticas entre os estados, promovendo um intercâmbio que visa aprimorar as ações voltadas à juventude aqui em Roraima, que é o estado mais jovem, além de fortalecer ações que promovem o desenvolvimento e a inclusão dos jovens em nossa sociedade”, finalizou.

O presidente do Fonajuve, Gabriel Medeiros, destacou que o Fórum tem o objetivo de acompanhar a implementação das políticas públicas de juventude em todo o território nacional e disseminar experiências nos âmbitos estadual e nacional.

“Um compromisso com as diversas realidades das juventudes brasileiras. E em Roraima não é diferente, pois temos o comprometimento com suas decisões, posições e o trabalho que reflita a realidade da juventude em todo o território. Hoje estamos dando mais um sinal de dedicação ao conhecer diversas realidades, para assim extrair as melhores propostas e encaminhamentos, dando seguimento às mudanças necessárias para a juventude brasileira”, afirmou.

A presidente do Conselho Nacional de Juventude, Bruna Brelaz, destacou que o evento propõe um ambiente de diálogo, onde experiências e boas práticas podem ser compartilhadas, fortalecendo a atuação dos gestores em benefício dos jovens.

“É um espaço muito importante na agenda de políticas públicas de juventude, tanto no aspecto de integração quanto no político, fortalecendo um compromisso que beneficia o Brasil. Realizar esse evento em Roraima, na Região Norte do país, simboliza um passo significativo para a inclusão de políticas públicas para a juventude”, ressaltou.

Fórum

O Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais de Juventude é vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República e tem como missão promover políticas públicas direcionadas aos jovens brasileiros, em conformidade com a Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, que instituiu o Estatuto da Juventude.

Compete ao Fonajuve acompanhar a implementação das políticas públicas de juventude em todo o território nacional e disseminar experiências nos âmbitos estadual e nacional, além de colaborar com a formulação, implementação, monitoramento e avaliação dessas políticas públicas.

O Fórum também é responsável por avaliar periodicamente os resultados da Política Nacional de Juventude e estimular a criação de fóruns estaduais e a realização de audiências públicas nas diferentes regiões do país.

Ágata Lima

Veja também

Topo