A organização do 12º Fórum de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Roraima (Forint/IFRR) divulgou, nesta segunda-feira, 16, os anais do evento. Realizada de 4 a 6 de dezembro, a edição deste ano ocorreu no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), localizado no Bairro Laura Moreira, na Capital. O documento completo está disponível para consulta aqui.
O evento contou com 610 participantes credenciados e 159 trabalhos científicos submetidos (sendo 81 apresentações orais e 63 em pôsteres), além de 37 minicursos e oficinas e 3 mesas-redondas. A comunidade teve a oportunidade de conhecer os resultados das pesquisas e dos programas de ensino, pesquisa e extensão do IFRR, assim como trabalhos de outras instituições.
Conforme os organizadores, os certificados de participação serão enviados, até 31 de dezembro, para o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), tendo como base o tipo de envolvimento do participante (geral, ministrador de oficina/palestra, avaliador de trabalho/apresentação, apresentador de trabalho, menção honrosa). Posteriormente, ficarão disponíveis, na página oficial do Forint, os certificados de todos os trabalhos científicos apresentados e dos que receberem menção honrosa, ou seja, dos avaliados como destaque.
Além das atividades acadêmicas, o evento contou com apresentações culturais, como a de estudantes do 3.º ano do CBVZO em espanhol, a conferência “O livro e as transformações digitais no mundo contemporâneo”, ministrada pelo professor Vagner Martins Basqueroto, o show da banda Kruviana e a apresentação de zumba pelo grupo CAM Dance.
Em paralelo, ocorreram exposições e apresentações artísticas do Concurso de Arte e Cultura (Proac 2024), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. Com o tema “Arte e Cultura em Tempos de Emergência Climática”, a quarta edição do certame trouxe várias reflexões sobre o papel da arte e da cultura em tempos de crise ambiental.
No último dia do fórum, o CBVZO também foi palco da premiação organizada pelo Movimento Nacional ODS em Roraima, em parceria com o IFRR, destacando trabalhos sobre sustentabilidade e responsabilidade social de diversas instituições de ensino, incluindo escolas do interior do estado.
O encerramento do Forint foi marcado pelo show do grupo Afoxé Filhos de Iemanjá. O presidente da comissão organizadora, professor Vitor Resende, comentou o clima de confraternização no evento. “A energia do show musical, carregado de ancestralidade e afeto, fechou com excelência os três dias de troca de conhecimento, aprendizado, comunhão e alegria entre todos os campi do IFRR e a comunidade externa”, disse.