Formação de professores com uso de Inteligência Artificial é tema de curso em Boa Vista

Assunto será debatido entre profissionais da rede municipal de ensino no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da prefeitura de Boa Vista. – Fotos: Ascom Parlamentar

Começou na noite desta segunda-feira, 17, em Boa Vista, o curso de formação de professores por meio da utilização de Inteligência Artificial (I.A). O evento é apoiado pela prefeitura de Boa Vista e acontece no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) entres os dias 17 a 20, e 24 a 27 de fevereiro.

A mobilização ocorre por intermédio da vereadora Carol Dantas (PSD), que apresentou o tema aos secretários municipais de Educação e de Tecnologia e Inclusão Digital.

“A Inteligência Artificial (IA) tem muito contribuir com a educação. Apoiamos a realização da formação de professores por meio da I.A. por entendermos que as escolas poderão potencializar a aprendizagem dos estudantes por meio da tecnologia”, destaca a vereadora.

A parlamentar conta que a iniciativa é um programa-piloto que será apresentado à Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) em forma de projeto de Lei, para criação de uma política específica para utilização da ferramenta como suporte pedagógico na rede municipal de ensino.

“A partir daqui, a ideia é criar e implementar a Política Estratégica de Capacitação em I.A. para os professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de preparar os educadores para o uso consciente, ético e pedagógico dessa ferramenta”, antecipa a parlamentar.

O curso ensinará aos professores a criarem planos de aula personalizados de forma rápida e eficiente, otimizando o tempo de trabalho e potencializando o aprendizado dos alunos.

As capacitações serão ministradas pela professora Magda Paixão, pesquisadora doutoranda em Educação; por Denis Casto, especialista em Informática e Mestre em Ensino; e por Eduardo Oliveira, profissional de Tencnologia e Informação, CEO da SmartEdu, plataforma de educação financeira e empreendedora.

Mobilização ocorre por intermédio da vereadora Carol Dantas.

I.A na educação

A Inteligência Artificial vem impactando as relações sociais e diversos processos organizacionais. Na educação, novas soluções para ensino e aprendizagem estão sendo usadas em diversos contextos de modo a apoiar as atividades dos professores. Instituições de ensino e governos também estão usando a IA em sistemas de gestão escolar e análise de dados. São tecnologias diferentes trabalhando juntas para permitir que as máquinas percebam, compreendam, ajam e aprendam com níveis de inteligência semelhantes aos humanos.

Ela pode ajudar as escolas a otimizar a gestão de recursos, como salas de aula, materiais escolares e profissionais. Por meio da análise de dados, essa tecnologia pode ajudar a prever demandas e otimizar soluções, maximizando a eficiência e minimizando custos. As instituições poderão potencializar a aprendizagem dos estudantes, oferecer uma alternativa individualizada de acompanhamento e continuar aperfeiçoando a sua atuação por meio dos insights fornecidos pela máquina.

Atualmente, porém, a maioria das tecnologias educacionais baseadas em IA são usadas no setor privado. Para quem trabalha no setor público, em países em desenvolvimento, como o nosso, surgem algumas questões sobre as possibilidades dessa tecnologia, suas aplicações práticas, como se preparar para seu uso e como mitigar possíveis riscos para a segurança e a reprodução de desigualdades

Serviço

Datas : 17 – 20 e 24 – 27 de fevereiro de 2025

Horário: 18:30h – 22h

Local: CCTI – Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação

Av. Glaycon de Paiva, Mecejana, Boa Vista – RR

Rubens Medeiros

Veja também

Topo