Após cinco anos de funcionamento no Estado, o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) tem se consolidado como uma ferramenta indispensável para a modernização da gestão pública de Roraima e transformou a forma como os documentos e processos administrativos são gerenciados, oferecendo suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de vários tipos de documentos.
O SEI foi estabelecido em Roraima em maio de 2019 por meio de um acordo de cooperação assinado pelo governador Antonio Denarium e o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), órgão que desenvolveu a ferramenta utilizada por várias instituições públicas brasileiras.
Atualmente, o SEI em Roraima conta com mais de 13 milhões de documentos registrados e aproximadamente 35 mil usuários e 60 órgãos estaduais cadastrados. Durante os horários de pico, o sistema chega a ter até 7 mil usuários simultâneos, demonstrando a capacidade de atender às demandas crescentes da administração pública.
O governador explicou que, com a adoção do sistema no Governo estadual, a gestão do Executivo alcançou vários benefícios.
“Modernizar a gestão e tornar o Governo do Estado mais acessível e transparente é uma das nossas prioridades. O SEI representa muito desse trabalho e só traz benefícios: diminuiu muito o uso do papel, gerando menos descarte de resíduos no meio ambiente e trazendo mais economia para o setor público. Sem falar no aumento da produtividade e diminuição da burocracia, melhorando os fluxos de trabalho e tramitação de processos. E isso vai ficar ainda melhor com a chegada da nova internet em Roraima, graças à nossa articulação junto ao Governo Federal”, declarou o governador.
O secretário da Segod (Secretaria de Governo Digital), Paulo Torres, explicou que a rastreabilidade oferecida pela ferramenta garante que todos os processos sejam monitorados com eficiência. “É uma maneira de assegurar transparência, segurança jurídica e celeridade em todas as tramitações. Além disso, o SEI reduzindo custos operacionais e contribui para uma administração mais sustentável e ágil”, reforçou.
O titular da Segad (Secretaria da Gestão Estratégica e Administração), Anselmo Gonçalves, ressaltou que desde a implantação, o SEI tem sido essencial para a modernização do serviço público, garantindo agilidade, transparência e eficiência na tramitação de documentos entre as secretarias e os servidores.
“É uma ferramenta que mudou profundamente a gestão de processos administrativos no âmbito da Segad e de todo o Governo do Estado. O SEI otimiza nossos fluxos de trabalho, desde os processos simples até os mais complexos, como a gestão de pessoal e contratos”, afirmou Gonçalves.
Além disso, o sistema possibilita uma maior acessibilidade para os servidores, que podem acompanhar o andamento de seus processos de forma online e em tempo real.
“Esse avanço é parte de nosso compromisso com a inovação e a modernização da gestão pública, que sempre melhora os serviços prestados ao cidadão e garante que a administração pública funcione com mais eficácia e transparência”, finalizou o governador Antonio Denarium.