Dando sequência aos trabalhos de modernização da atenção da rede pública estadual, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem realizado uma série de adequações no fluxo de atendimentos da Clínica Médica Especializada Coronel Mota, localizada no Centro de Boa Vista.
Dentre as mudanças realizadas pela atual gestão da unidade, foi feita a ampliação do número de vagas para marcação de consultas para a psiquiatria. O agendamento dessa especialidade ocorre sempre no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 5h da manhã. A mudança, em fase experimental, tem o intuito de diminuir as filas para agendar ou aguardar retornos de consulta.
“Fazemos agendamento da psiquiatria todo começo de mês para facilitar a vida dos pacientes que vêm do interior e de outras localidades para eles não ficarem perdidos em outros dias da semana e evitar que não consigam marcar as consultas”, ressaltou o diretor técnico da unidade, Valtecy Mendes.
Ao todo, a unidade disponibiliza mensalmente 1.600 vagas para a área da psiquiatria. Apenas nesta segunda-feira, 1º, a equipe de atendimento do Coronel Mota realizou mais de 400 agendamentos.
De acordo com Mendes, a ampliação de vagas ainda está na fase de testes, mas que a intenção da Unidade é aumentar o quantitativo de consultas agendadas para dar mais celeridade aos atendimentos, reduzindo o tempo de espera do paciente na fila de espera.
“Para o próximo mês, vamos dobrar ou até quase triplicar esse número de vagas e fazer com que o paciente evite filas. Então, ao invés de a pessoa chegar às 5 horas da manhã para poder marcar a consulta, toda semana vai abrir um quantitativo de vagas, e ela vai poder vir em um horário normal, mais tranquilo, para conseguir marcar essas vagas”, ressaltou.
A dona de casa Eunice Cardoso recorre ao serviço profissional psiquiátrico do Coronel Mota. Ela explicou que os atendimentos na unidade são ágeis na especialidade. “Estou sendo atendida aqui no Coronel Mota desde 2019. A marcação de consulta é boa e a agilidade nas consultas é maravilhosa”, completou.
Suyanne Sá