
O governador Antonio Denarium, se reuniu nesta quarta-feira, 19, com a diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), Jorgiene Oliveira, para discutir projetos de desenvolvimento sustentável e políticas públicas voltadas à população indígena do Estado, especialmente no território Yanomami. A reunião contou com a participação do vice-governador Edilson Damião e secretários de diferentes pastas.
Denarium destacou a importância da presença da Sudam em Roraima e ressaltou que a captação de recursos depende da apresentação de projetos estruturados e bem planejados.
“Eu fico muito feliz em receber a visita da Sudam na pessoa da diretora Jorgiene. Muito obrigado e seja muito bem-vinda aqui no Estado de Roraima. Aqui nós somos muito receptivos, aqui você é acolhido e atendido de portas abertas”, recepcionou o governador.
Entre os objetivos, o principal é fortalecer a parceria entre o governo estadual e a Sudam para a construção de um plano de desenvolvimento sustentável que contemple a realidade local, com atenção especial às demandas dos povos indígenas. Denarium reforçou a necessidade de planejamento estratégico para garantir investimentos nas áreas indígenas.
“O Estado apresenta um projeto, uma demanda, e a Sudam vai trabalhar junto com os financiadores para executar esse projeto. Não adianta apenas captar recursos se você não apresentar projeto para fazer essa captação”, pontuou.
A diretora da Sudam, Jorgiene Oliveira, destacou que a iniciativa do governo estadual demonstra comprometimento com a melhoria das condições de vida da população indígena de Roraima. Segundo ela, a Sudam está estruturando um plano integrado que envolva todos os atores sociais do território.
“Esse encontro aqui hoje primeiro demonstra a iniciativa e a vontade do governo estadual de, junto conosco, construir uma alternativa que viabilize e melhore a condição de vida dos povos indígenas aqui de Roraima, que concentra uma das maiores populações indígena do Brasil”, afirmou Jorgiene.
Ela também pontuou que a Sudam busca integrar as ações do Estado às diretrizes do governo federal, garantindo um planejamento sustentável e participativo.
“O nosso plano, chamado de plano integrado, tem vários objetivos. Primeiro, porque envolve todos os atores. Segundo, porque visa fortalecer a atuação local em consonância com a atuação do governo federal. E terceiro, extremamente importante, fazer a escuta dos atores envolvidos, especialmente dos povos indígenas”, acrescentou.
Ações sociais e políticas públicas também foram pautas abordadas durante a reunião. De acordo com a secretária da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Tânia Soares, essa primeira abordagem fortalece as políticas públicas já desenvolvidas pelo Estado, especialmente dentro do programa Roraima 2030, que visa o desenvolvimento social de todas as populações, incluindo os indígenas.
“A Sudam veio para articular, agregar, mobilizar, juntar saberes e experiências. A Setrabes, como responsável pelo eixo de bem-estar dentro do Roraima 2030, já desenvolve políticas públicas para todas as etnias indígenas do Estado. A parceria com a Sudam potencializa esse trabalho e nos permitirá atingir um número ainda maior de pessoas, especialmente a população Yanomami”, explicou a secretária.
Para garantir que as políticas públicas sejam aplicadas de forma eficaz, a secretária de Povos Indígenas, Síria Mota, reforçou a importância da escuta ativa da população indígena.
“A vinda da Sudam a Roraima e essa conversa com o Governo com certeza será uma oportunidade positiva para a população indígena. A partir dessa escuta alinhada com os indígenas, os resultados serão positivos, com a aplicação das políticas públicas de forma adequada”, finalizou.
Também participaram da reunião o secretário-adjunto da Seplan (Secretaria de Planejamento), Fábio Martinez; o secretário de Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Mikael Cury-Rad; o presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima), Marcelo Pereira; o secretário-adjunto da Sesau (Secretaria de Saúde), Edson Castro; e o presidente da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Wagner Severo.