
O Governo de Roraima inaugurou nesta quinta-feira, 4, o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente, que passa a abrigar a DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) e a DDIJ (Delegacia de Defesa da Infância e Juventude). As duas unidades entregues à PCRR (Polícia Civil de Roraima) pela Sesp (Secretaria da Segurança Pública), ampliam o atendimento especializado a vítimas e a adolescentes autores de atos infracionais.
A cerimônia contou com a participação do governador Antonio Denarium, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, autoridades estaduais, municipais e representantes do sistema de justiça.
“Estamos entregando delegacias especializadas com atendimento qualificado, humanizado, para inibir todo tipo de crime contra crianças e adolescentes. Além disso, continuamos ampliando, reformando e equipando unidades policiais, com armamentos, viaturas e infraestrutura adequada, para que o policial trabalhe com segurança e ofereça um serviço cada vez melhor”, afirmou o governador Antonio Denarium.

A secretária da Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, destacou que a nova estrutura reforça o sistema de proteção na zona Oeste de Boa Vista. “Hoje, o Governo do Estado entrega à Polícia Civil duas delegacias estruturadas, com recursos alocados pela Secretaria da Segurança Pública e aplicados para a melhoria do atendimento à população. A presença desse centro aqui na zona oeste garante mais segurança, agilidade e respostas mais céleres em defesa dos nossos jovens”, disse.
A delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, afirmou que o equipamento representa um salto na qualidade do atendimento. Segundo ela, a DPCA atuará na investigação de crimes contra crianças e adolescentes, garantindo acolhimento humanizado às vítimas e familiares, enquanto a DDIJ ficará responsável pelas apurações de atos infracionais cometidos por adolescentes.
“Hoje é um marco importantíssimo para a história da Polícia Civil. Estamos recebendo duas unidades que compõem o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente. Essas delegacias trabalham prioritariamente com o cuidado, o acolhimento e o combate à criminalidade que envolve esse público. Não é apenas fortalecer os vulneráveis, é entregar à sociedade o melhor atendimento público e o amparo do Estado”, ressaltou.
Avanço na proteção de crianças e adolescentes
A obra, iniciada em 2022, recebeu investimento inicial de R$ 2.053.160,77, oriundo de emenda parlamentar da ex-senadora Ângela Portela. Após reequilíbrio financeiro e reajuste contratual, o valor total atingiu R$ 3.262.209,75, com recursos do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), via Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), e contrapartida do Governo do Estado.
Cada prédio possui 423,66 m² de área construída e foi entregue com climatização, mobiliário e equipamentos adquiridos por meio do FESP (Fundo Estadual de Segurança Pública).
Homenagens
A inauguração também marcou homenagens a dois servidores da segurança pública. A DDIJ recebeu o nome do agente Jerônimo Simão de Souza, que participou da cerimônia e relembrou sua chegada a Roraima na década de 1950, quando parte do policiamento ainda era feito a cavalo. Já a DPCA foi nomeada em memória da agente carcerária Ivanete Félix de Souza, homenagem que emocionou familiares presentes à solenidade.


