Governo de Roraima promoverá feiras para estimular produção científica na Educação Básica

A Fecind e a Fecirr serão realizadas em novembro, no Parque Anauá. – Fotos: Ascom/Seed

Já estão programadas para o segundo semestre letivo deste ano duas grandes Feiras de Ciências que têm como objetivo central estimular a produção científica entre os estudantes das redes pública e privada de ensino do Estado.

As Feiras são realizadas pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) em parceria com o Sebrae/RR.

“É com muita alegria que a Secretaria de Educação anuncia a abertura dos editais das feiras de ciências 2024, que são realizadas pelo Governo do Estado com o objetivo de dar oportunidade para que professores e alunos apresentem conhecimentos científicos e inovadores que têm sido desenvolvidos nas escolas de Educação Básica de Roraima. É uma grande oportunidade no sentido de desenvolver projetos criativos, que sejam soluções tecnológicas e inovadoras”, explicou a diretora do Ceforr, Stela Damas.

A primeira delas será a II Fecind (Feira Estadual de Ciências Indígena de Roraima), que ocorrerá no dia 19 de novembro no Parque Anauá. A Fecind é voltada aos estudantes das escolas estaduais indígenas. Serão disponibilizadas 100 vagas para apresentação de trabalhos científicos.

A novidade para 2024 é que a Fecind adotará cinco linhas de pesquisa para facilitar a exploração de tópicos atuais e pertinentes ao contexto social do Estado. São elas: Pesquisas Científicas, Culturais, Tecnológicas, Inovadoras e Sustentáveis. Este ano, fica facultada a utilização do tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Inscrições Fecind

Cada instituição de ensino poderá inscrever até três trabalhos de iniciação científica. As inscrições serão realizadas no período de 19 de agosto a 19 de setembro por meio de um formulário online. A inscrição poderá ser feita pelo professor do laboratório de informática, gestor, coordenador pedagógico ou professor orientador do projeto.

O Edital da Fecind N° 120/2024 foi publicado no Diário Oficial do Estado N° 4703 de 19 de junho e pode ser consultado neste link.

No ano passado, a 1ª Edição da Fecind foi realizada no município de Uiramutã e registrou 60 trabalhos científicos.

Fecirr chega em sua 31ª edição

Outra importante feira que será realizada é a já tradicional XXXI Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), que já está na sua 31ª edição. A Fecirr disponibilizará 250 vagas para apresentações de trabalhos científicos e ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, também no Parque Anauá.

No dia 21 serão as apresentações dos alunos menores (Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais) e no dia 22, dos alunos maiores (Ensino Fundamental anos finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA).

A Fecirr também adotará as cinco linhas de pesquisa (científica, cultural, tecnológica, inovadora e sustentável), com abordagem de ensino STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) tendo relevância científica e socioambiental.

Inscrições Fecirr

As inscrições ocorrerão no período de 1° a 31 de setembro, também por meio de um formulário. Cada escola poderá inscrever até três trabalhos científicos. O Edital da Fecirr N° 121/2024 foi publicado no Diário Oficial do Estado N° 4703 de 19 de junho e pode ser consultado neste link. No ano passado, a 30ª edição da Fecirr contou com 210 trabalhos inscritos.

O Ceforr também oferece cursos sobre como elaborar projetos científicos. “A gente dá um suporte pedagógico para os professores que necessitam que esses projetos sejam implementados e que sejam cada vez mais fortes no sentido de promover a aprendizagem dos estudantes. Esperamos todos os nossos professores e estudantes e contamos que vamos fazer novamente duas feiras de muito sucesso”, explicou Stela Damas.

Avaliação e premiação

Nas duas Feiras, os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por professores e pesquisadores de diversas instituições formadoras. Serão premiados os cinco primeiros colocados em cada categoria com troféus, certificados e medalhas. Os professores orientadores e co-orientadores classificados nos cinco primeiros lugares receberão Menção Honrosa.

Mágida Azulay Khatab
Topo