Governo entrega mais de 200 títulos definitivos para moradores de Boa Vista

Foi a primeira etapa de entregas do documento em 2024, que deve se estender até o final do ano. – Fotos: Secom-RR

Mais de 200 famílias de Boa Vista foram beneficiadas com títulos definitivos na tarde desta terça-feira, 27, em solenidade ocorrida no bairro São Bento. Esta é a primeira etapa de entregas do documento em 2024, que deve se estender até o final do ano.

Durante a solenidade, o governador destacou o trabalho que o Governo vem desempenhando para a emissão de títulos definitivos urbanos e rurais, além do Distrito Industrial.

“Nós já entregamos 1.150 títulos definitivos desse bairro, dando a segurança jurídica para todos aqueles que eram posseiros e agora passam para condição de proprietários. O Governo do Estado já entregou mais de 15 mil títulos definitivos. Só no interior já são 1,3 milhões de hectares de terra titulada. E a nossa missão é essa: onde houver um palmo de terra nesse chão, levar o título definitivo e dar segurança jurídica para o morador de direito de cada lugar”, destacou Denarium.

Uma das beneficiadas foi Maria Cristina de Carvalho Peres, moradora do bairro São Bento há 19 anos, que se disse feliz em estar recebendo o título definitivo, depois de uma longa espera.

“Só tenho a agradecer por essa oportunidade ao nosso governador na entrega do nosso documento. Agora estamos mais seguros, podemos dizer que é nosso, agora tem dono. Depois de toda dificuldade que a gente passou, desde o início que eu estou aqui e agora estou recebendo o tão sonhado título definitivo da minha residência”, disse a moradora.

Momento muito aguardado também pelo produtor rural Paulo Júnior Sales da Silva, que esperava pelo título para incrementar os investimentos na propriedade, no município do Bonfim.

“Graças a Deus e ao Antonio Denarium, nosso governador, que veio com esse ótimo trabalho junto com o Iteraima e deu esse presente para a gente, porque a gente não tinha condições de tirar dinheiro do bolso para a regularização. Graças a ele e a equipe, hoje finalmente nós temos o nosso título”, disse.

A presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Dilma Costa, explicou que a entrega destes títulos é resultado de ações continuadas do órgão dentro do programa Aqui Tem Dono na capital e demais municípios do Estado.

No trabalho, os técnicos do instituto percorrem as propriedades para realizar trabalhos técnicos, além de orientar moradores quanto aos procedimentos de regularização fundiária.

“Esse governo foca na regularização fundiária, porque a regularização fundiária é o caminho para o desenvolvimento do estado. Então é uma prioridade do governo Antonio Denarium que as entregas sejam feitas no próprio bairro, que a abertura do processo seja feita no próprio bairro, porque é prioridade que o Iteraima vá até o cidadão,” destacou a presidente.

Ela disse ainda que os moradores que ainda não possuem processo devem comparecer ao Iteraima para dar entrada no procedimento de regularização.

O Iteraima funciona na avenida Capitão Júlio Bezerra, 1861, bairro 31 de Março, e na Casa do Cidadão na rua Izidio Galdino da Silva, 2425, no Senador Hélio Campos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Rosiane Menezes

 

 

Veja também

Topo