O Governo de Roraima entregou neste sábado, 13, a nova balsa que atende a travessia no rio Uraricoera, na região do Passarão, zona rural de Boa Vista. A nova estrutura possui rebocador e balsa modernizados, equipamentos avançados de navegação, câmeras de segurança e Wi-Fi gratuito.
A balsa foi adquirida pela Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas) e atenderá, direta e indiretamente, cerca de 200 comunidades indígenas dos municípios de Boa Vista e Normandia. Com a capacidade de carga de 614 toneladas, a nova balsa pode transportar, diariamente, até 300 veículos e 500 pessoas, garantindo um deslocamento com maior conforto e eficiência na região.
O governador Antonio Denarium salientou que a entrega da nova balsa atende uma demanda de mais de 30 anos das comunidades indígenas, dos produtores rurais e demais população da região, que utilizam todo dia a embarcação para o deslocamento no trecho da RR-319 que passa pelo rio Uraricoera.
“Entregamos hoje essa nova balsa, que vai dar mais segurança aos passageiros e à travessia de motos, caminhonetes, caminhões e outros automóveis. Essa balsa tem uma capacidade de lotação duplicada em relação à balsa anterior. Temos a possibilidade de embarque de até 32 veículos de passeio por viagem. É o Governo levando benefícios para toda a população e essa travessia do Passarão é muito importante”, disse
O secretário dos Povos Indígenas, Terêncio Tadeu Lima, reforçou as novidades trazidas com a nova balsa, proporcionando uma nova dinâmica na travessia dos moradores da região. Lima também frisou que a nova embarcação trará grandes benefícios para a produção agrícola da região do Passarão e dos polos produtivos indígenas.
“Acabou a insegurança que existia ao trabalhar com a balsa antiga. O usuário poderá transportar alimentos, cargas, implementos e insumos agrícolas, entre outros. A nova balsa traz mais segurança para quem trabalha, e o trabalhador indígena tem a segurança de uma balsa que vai funcionar sem dar maiores problemas”, reiterou.
Vice-coordenador da Apir (Associação dos Povos Indígenas de Roraima), Cláudio Souza destacou que a balsa atenderá, diretamente, 13 comunidades da região do baixo São Marcos, além de atender indiretamente outras comunidades do médio e alto São Marcos e outros municípios, como Uiramutã e Pacaraima.
“Anteriormente a gente sofria, pois passava um, dois, três meses sem essa balsa, que estava parada ou furada e está aqui essa embarcação nova entregue hoje para a população que por aqui passa. Eu só agradeço, em nome de todos os povos da Terra Indígena São Marcos que usam o serviço no dia a dia, essa nova balsa, que trará benefícios para os agricultores, para as escolas e a saúde indígena. Enfim, vai trazer um benefício para todos”, explicou.
Rede do bem
Durante a inauguração da nova balsa do Passarão, foi realizada a entrega de 1.000 redes e mosquiteiros, que atenderão 13 comunidades indígenas da Terra Indígena São Marcos, zona rural de Boa Vista. O público que recebeu o kit é formado por pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A entrega faz parte das atividades do programa Rede do Bem, executado pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social). As ações de entrega vêm ocorrendo periodicamente, durante os eventos do Governo de Roraima. A meta é entregar 12 mil redes por meio da iniciativa.