O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), entregou na última sexta-feira, 30 de dezembro, a nova sala do necrotério do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). A estrutura não passava por reformas há quase 30 anos.
“O necrotério do HGR foi revitalizado para dar um conforto maior para as famílias que passam por um momento difícil e de tristeza, de forma que sejam atendidas de maneira acolhedora e com qualidade”, afirmou a diretora geral da unidade, Patrícia Renovato.
O coordenador de Recepção e Monitoramento do HGR, Reilã Rodrigues, informou que a obra foi iniciada em julho de 2022, sendo dividida em três partes. Além da ampliação, todo o local recebeu tratamento de revitalização.
“A parte elétrica foi trocada, além do forro, telhado e piso, que agora é de porcelanato para facilitar a limpeza do lugar”, ressaltou.
Ainda segundo Rodrigues, com a diminuição dos casos de morte por covid-19, a parte de isolamento foi fechada, permitindo assim a ampliação da sala de acesso e melhorando o fluxo de despacho de corpos para as funerárias.
“[A mudança] vai melhorar o fluxo, porque antes tínhamos uma rotina muito apertada para liberação dos corpos, justamente pela estrutura ser muito pequena”, completou.
O acesso ao necrotério é permitido somente aos servidores do HGR e agentes das funerárias contratadas pelos familiares, não sendo permitida a visitação por terceiros.
Suyanne Sá