Governo leva serviços para moradores do Vila Jardim e adjacências

As atividades foram realizadas no Colégio Estadual Militarizado Irmã Teresa Parodi. – Fotos: Neto Figueredo

O Governo do Estado, por meio da PMRR (Polícia Militar de Roraima) e em parceria com várias instituições, realizou, neste sábado, 17, uma Ação Cívico-Social com oferecimento de diversos serviços aos moradores do Residencial Vila Jardim, no Cidade Satélite, e de bairros adjacentes.

Essa é mais uma ação na modalidade itinerante levando serviços de saúde, assessoria jurídica, cidadania, cuidados pessoais, informações e entretenimento aos bairros e garantindo comodidade à população. As atividades foram realizadas no Colégio Estadual Militarizado Irmã Teresa Parodi.

De acordo com o subcomandante do 1º Batalhão da PMRR, major Cardoso, a expectativa é realizar 2.500 atendimentos, 500 deles na área de saúde.

Foram ofertados, com apoio da Secretaria estadual de Saúde e de outras instituições: consultas com clínico geral, cardiologista, ortopedista, oftalmologista, pediatra, nutricionista, odontologista, fisioterapeuta e enfermeiros, exames de mamografia, coleta de material para exame preventivo e vacinas.

Além da oportunidade de cuidar da saúde, os moradores de uma das áreas mais populosas da capital também foram beneficiados com o serviço de emissão de Carteira de Identidade, ofertado pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz, serviços do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), vinculado à Assembleia Legislativa, e de defesa do consumidor, por meio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da ALE.

Embelezamento e cuidados com a imagem pessoal também foram oferecidos, por meio da oferta de corte de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure.

As crianças e adolescentes têm atendimento especial, com oportunidade de aproveitar passeio de moto com o Giro (Grupamento de Intervenções Ostensivas), passeio a cavalo, Proerd Pipoca (do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e distribuição de picolés.

“É uma ação cívico-social da Polícia Militar, a primeira com essa envergadura, no Cidade Satélite. A gente prestigiou o conjunto Vila Jardim pelo número de pessoas e a necessidade de cada família. Estão sendo prestados serviços de oftalmologia, cardiologia, ortopedia, nutrição e fisioterapia. Temos ainda exame de mamografia, a pessoa chega, dá o nome já faz o exame sem precisar marcar e ficar em filas. Temos distribuição de picolés e brincadeiras para as crianças, passeio de moto com o Giro e passeio a cavalo”, destacou o comandante geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano.

Ele enfatizou também que novas ações serão realizadas em outras áreas da cidade. “Essa ideia está sendo promovida pelo 1º Batalhão, e estamos nos empenhando para fazer na área do 2º Batalhão. É um trabalho de aproximação da Polícia Militar com a comunidade, porque esse é o papel da Polícia: estar próximo à sociedade. Com esse viés estamos aqui hoje, num dia bem festivo, e o número de pessoas superou totalmente nossas expectativas”, pontuou o comandante.

A estudante de Nutrição da Faculdade Estácio, Emanuelle Ponciano, de 19 anos, participa da ação realizando atendimento e falou sobre o serviço ofertado.

“Estamos oferecendo avaliação antropométrica, a tiragem do IMC [índice de massa corporal] e a aferição da circunferência, para ter um embasamento sobre como está a saúde da pessoa. Participar da ação agrega muito valor para nós e para a população, porque isso auxilia de diversas formas a nossa experiência. Ajudamos também na quebra de vários tabus, de questões da alimentação, culturais e diversos fatores”, explicou.

População destacou a importância da ação

A dona de casa Maria Luzia Araújo da Silva, de 57 anos, moradora do bairro Sílvio Leite, foi atendida pelo oftalmologista e ressaltou o mérito da ação.

“Estava precisando de consulta com o oftalmologista e fui muito bem atendida, graças a Deus. Já deixei escolhida até a minha armação dos óculos e, no prazo de 60 dias, irei receber. O atendimento foi ótimo, e a ação precisa ocorrer em outros bairros para ajudar a comunidade”, disse.

Moradora do bairro João de Barro, Maria Darsone, de 58 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a primeira mamografia. “Estou achando a ação maravilhosa. Às vezes é difícil conseguir atendimento. Hoje vou fazer mamografia pela primeira vez. Valeu a pena ter vindo. Todos estão de parabéns pela realização”, afirmou.

O síndico do Residencial Fluvial, Paulo Sérgio, de 35 anos, levou a filha para fazer um passeio a cavalo e falou da relevância da iniciativa. “É uma ação muito importante para a sociedade. Temos também essa atração para as crianças. Elas podem interagir com os animais, perder o medo, aproveitar o passeio”, falou.

A possibilidade de acessar serviços de embelezamento atraiu a dona de casa Ana Cristina, de 49 anos, moradora do Vila Jardim. “É muito bom ter a oportunidade de um dia de beleza, já que muita gente não tem condição de ir a um salão”, afirmou.

O Governo conta com a parceria da ALE (Assembleia Legislativa do Estado), Fecomércio (Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima), Sesc (Serviço Social do Comércio), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Hospital de Amor, Clínica Albuquerque e do Centro Universitário Estácio da Amazônia e Barbearia Barba Negra.

 

Veja também

Topo