Grupo técnico apresenta pré-projeto da Escola de Saúde Pública de Roraima

Iniciativa viabiliza ampliar as possibilidades de qualificação técnica tanto dos profissionais de saúde do Estado, quanto da população em geral. – Fotos: Ascom/Sesau

O grupo técnico formado por servidores da Sesau (Secretaria de Saúde) apresentou o pré-projeto de implantação da Escola de Saúde Pública de Roraima, em reunião com técnicos do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

A proposta que viabiliza a transformação da ETSUS (Escola Técnica do SUS) de Roraima em EESP (Escola Estadual de Saúde Pública) foi apresentada em reunião realizada no gabinete da Sesau, localizada no bairro Aeroporto, ao final da tarde dessa sexta-feira, 29.

A iniciativa viabiliza ampliar as possibilidades de qualificação técnica tanto dos profissionais de saúde do Estado, quanto da população em geral, resultando em uma melhora significativa nos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).

“A Escola de Saúde Pública já existe em 21 Estados, restando apenas seis unidades federativas, e nós estamos bem empolgados com a conclusão desses trabalhos. A equipe técnica da Sesau está determinada para que isso se torne realidade, e nisso nós queremos agradecer o apoio incondicional dos técnicos do Conass, que estiveram em Roraima nesses últimos 45 dias, acompanhando a nossa equipe na conclusão de trabalho”, destacou a secretária adjunta da Sesau, Adilma Lucena.

Formado há pouco mais de um mês, o grupo técnico da Sesau realizou uma série de reuniões com a finalidade de elaborar um pré-projeto para nortear as ações da EESP de Roraima. Todo o trabalho contou com a orientação do Conass, por meio da realização de duas oficinas, além do acompanhamento etapa por etapa.

“Nós fizemos a primeira oficina de apoio, depois disso a equipe da Sesau ficou trabalhando com muito afinco e dedicação nesse projeto, e nesses dois últimos dias finais nós recebemos a proposta inicial de projeto que foi apresentada para a gestora da pasta, secretária Cecilia Lorenzon, que estava em Brasília participando da assembleia do Conass. O projeto está pronto, mas sempre há a oportunidade de melhorar as ideias, e eu tenho certeza de que a 22ª Escola de Saúde Pública será implantada em Roraima”, afirmou o assessor técnico do Conass, Haroldo Pontes.

Finalizada a segunda etapa, agora o grupo empregará esforços para apresentar a proposta para o Executivo Estadual.

“Agora vamos constituir um novo processo de trabalho, com uma série de prazos para cumprir, alguns outros estudos para fazer, elaborar uma proposta para ser posteriormente analisada pela Casa Civil, para apreciação da nossa gestão estadual. A ideia é ampliar e fornecer um maior leque de qualificações voltadas para a educação na saúde do Estado, beneficiando os trabalhadores do SUS e a população com um serviço melhorado”, pontuou a coordenadora Geral de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Johanne Pontes.

Minervaldo Lopes

Veja também

Topo