![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/partoemviapublicabv4.jpg)
Em mais um ato de heroísmo e dedicação, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), foram surpreendidos com uma situação inesperada ao socorrerem uma grávida em uma via pública de Boa Vista. Durante patrulhamento na avenida Centenário, os guardas foram acionados para socorrer uma mulher que entrou em trabalho de parto dentro de um veículo de transporte por aplicativo.
Sem tempo para chegar à maternidade, os agentes precisaram agir de forma rápida e logo fizeram os procedimentos dentro do veículo que transportava a grávida, trazendo ao mundo, o pequeno Noah Benício. Monique Feitosa, guarda municipal e técnica em enfermagem, foi responsável pelo parto. E segundo ela, a guarnição foi abordada pela avó da criança, pedindo socorro, pois a filha precisava de ajuda.
“O trabalho de parto estava bem avançado, muito dilatado. Acionamos o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]. Mas enquanto isso, coloquei as luvas, auxiliei a jovem mãe e iniciei o atendimento. O bebê nasceu e fiz os primeiros procedimentos para ele chorar. Mãe e criança estavam bem e foram removidas à maternidade”, disse.
Proteção e cuidado
Com calma e profissionalismo, os agentes utilizaram os conhecimentos de primeiros socorros para auxiliar no nascimento do bebê, garantindo a segurança tanto da mãe quanto da criança até a chegada da equipe médica especializada do Samu. Amanda Lídia, mãe da criança que recebeu apoio da guarnição, afirma que ficou muito aflita com a situação, mas a chegada dos agentes a tranquilizou.
“Naquele instante foi um momento de preocupação, pois só estava eu e minha mãe dentro do carro. A Guarda Municipal foi a primeira a me socorrer. Os agentes me acalmaram e fizeram os primeiros socorros no meu bebê até ele chorar. Foi incrível. Eles foram muitos gentis. Eu nunca vou esquecer de tudo que fizeram pela minha família. Sou muito grata por tudo”, contou.
Após entrada na maternidade, Amanda Lídia e Noah Benício foram examinados e passaram por todos os procedimentos necessários. A guarnição responsável pelo parto, visitou a mãe e o recém-nascido no leito hospitalar. Saudável, a criança nasceu pesando 2,8kg. Ao lado da jovem mãe, o pequeno tem uma vida inteira pela frente para colecionar novas e inusitadas histórias, assim como a do nascimento.