Hemoraima e Rede Amazônica firmam parceria para reforçar estoque de sangue no Estado

A campanha iniciou nesta terça-feira, 23, e vai até o dia 30 de abril. – Fotos: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), firmou parceria com a Rede Amazônica Roraima, afiliada à Rede Globo, com a finalidade de reforçar a importância da doação de sangue entre a população do Estado, e com isso aumentar o estoque que atende a todas as unidades hospitalares públicas e privadas. A campanha iniciou nesta terça-feira, 23, e vai até o dia 30 de abril.

A unidade tem realizado chamamentos públicos para o comparecimento de doadores voluntários de fatores Rh negativos, devido ao baixo estoque existente hoje e à alta demanda de fornecimento de sangue para hospitais.

“Na sexta-feira, dia 26 de abril, nós estaremos recebendo a Rede Amazônica para uma ação alusiva à série Sob Pressão, produção da Rede Globo. Na ocasião, eles farão o chamamento de doadores, principalmente os de fator Rh negativo, que é a nossa demanda maior atualmente”, explicou a diretora geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo.

Além desta ação, a parceria prevê a realização de um “Dia D” que envolverá os Hemocentros espalhados pelos Estados do país. O chefe de programação do grupo, Sandoval Freitas, ressalta a importância da iniciativa.

“Sabemos da importância dos meios de comunicação para divulgar o bem e essa parceria do Hemoraima com a Rede Amazônica firma essa preocupação. Estamos juntos para ajudar as pessoas e esperamos que a divulgação [da campanha] nos nossos telejornais e programação sensibilize a população para realizar a doação”, pontuou.

Quem pode doar?

Para ser um doador de sangue é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado pelos pais ou de seu responsável legal.

Ao se encaixar nesses critérios, a pessoa é cadastrada na recepção e encaminhada para uma entrevista na sala da triagem. Não havendo nenhum impedimento, segue para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

É importante reforçar ainda que com uma única doação, é possível salvar até quatro pessoas.

Onde fica o Homoraima?

O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Geral de Roraima.

O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

Minervaldo Lopes

 

Veja também

Topo