Nesta semana, o senador da República Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas-RR), juntamente aos parlamentares de Roraima e Espírito Santo e o proprietário da União Química, visitaram a sede do Hospital de Amor em Barretos (SP) para conhecer os estudos e avanços nos tratamentos contra cânceres desenvolvidos em adultos e crianças.
No local, os visitantes foram recepcionados pelo presidente do Hospital de Amor de Barretos, Henrique Prata, onde ouviram sobre doações para funcionamento da instituição, tratamentos e estudos desenvolvidos por médicos sobre combate a diferentes tipos de cânceres e do tratamento para população ser todo custeado pelo SUS.
“Uma visita institucional aqui em Barretos que é a maior referência em tratamento de câncer da América Latina e referência para o Mundo”, declarou Hiran Gonçalves. A proposta, conforme o senador, é entender como funcionam as Unidades do Hospital em todo País e a importância de contribuir financeiramente.
O Hospital de Amor existe há mais de 60 anos no Brasil e possui 24 unidades de tratamento no País e 52 Unidades Móveis, as Carretas de Amor, com mais de 1,6 milhão de atendimentos (entre consultas, procedimentos e exames).
“Em Barretos se faz tratamento contra o câncer de forma humanizado, gratuito, em parceria com o setor privado. Tenho a honra de ser o percursor disso em Roraima, colocamos o diagnóstico precoce para câncer de mama e de útero e estamos ampliando serviços”, disse Gonçalves.
Em Roraima, a Unidade do H.A. foi inaugurada em 2021 para tratamento preventivo contra cânceres de mama e colo do útero. Em 2022 foram atendidas 15,2 mil pessoas em todos os municípios pela Carreta de Amor. Na sede, localizada em Boa Vista, somado a carreta, foram 11,5 mil atendimentos.
Para o diretor de Inovação do Hospital de Amor, Luís Romagnolo, a visita das autoridades foi necessária para que vejam como o Sistema Público de Saúde pode abraçar o tratamento menos invasivo. “É a solução para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Inovação é o futuro e o futuro já chegou. Se não levarmos para o Sistema Público de Saúde, não dará certo, temos que levar isso”, falou.
De Roraima participaram da visita os deputados federais Nicoletti (União), Stélio Dener (Republicanos) e Zé Haroldo (PSD), acompanhado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos).