Visando melhorar cada vez mais os serviços voltados para a população, o Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto promoveu no último sábado, 17, uma palestra junto aos servidores da unidade. A ação foi alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente.
“Foram envolvidas as equipes de enfermagem, assistência, pacientes e acompanhantes nessa campanha. Realizamos palestras, dinâmicas e distribuição de fôlderes explicativos”, destacou a responsável pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da unidade, Mônica Aguiar.
O setor é encarregado por promover a prevenção, implantar protocolos, controlar os incidentes e estimular o corpo multiprofissional impulsionando ações que fortaleçam a segurança do paciente.
Na ocasião, também foram apresentadas as seis metas internacionais de segurança do paciente, que são preconizadas pelo Ministério da Saúde. O intuito é promover melhorias específicas na segurança do paciente, por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde.
“O objetivo é sensibilizar os profissionais, de todas as áreas, os potenciais riscos à segurança do paciente, para auxiliar na construção de barreiras de defesa que minimizem as possibilidades de danos, seja para o paciente, profissional ou o ambiente de trabalho”, ressaltou Mônica.
Metas internacionais de segurança do paciente
· Identificar o paciente corretamente;
· Melhorar a eficácia da comunicação;
· Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância;
· Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
· Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde;
· Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.
Suyanne Sá