Ação Itinerante: Polícia Civil emite RG de moradores de Rorainópolis

Ações iniciaram nesta quinta-feira, e se encerram no próximo dia 20, na sede e nas vilas do município. – Fotos: Ascom/PCRR

A população de Rorainópolis pode solicitar a emissão do RG (Registro Geral) em três ações sociais em que a PCRR (Polícia Civil de Roraima) é parceira, por meio do IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz), com a DPE (Defensoria Pública do Estado) e a Vara da Justiça Itinerante do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).

As ações iniciaram nesta quinta-feira, 11 e se encerram no próximo dia 20, tanto na sede, como nas vilas de Rorainópolis.

Conforme o calendário de atendimento da Polícia Civil, a primeira ação de emissão de documentos ocorre a partir desta quinta-feira, e se encerra sábado, dia 13, promovido pela ação do programa “Defensoria Pública: Em ação para a Inclusão”, na Escola Padre Eugênio Possamai.

Durante a manhã desta quinta-feira, duas equipes do Instituto se desdobraram para fazer o atendimento na escola e outra no presídio de Rorainópolis, onde foram emitidos documentos aos apenados.

Na sexta-feira, dia 12, os moradores serão atendidos por meio da ação da Defensoria Pública, que levará outros serviços a serem ofertados na Escola Padre Eugênio Possamai, além da emissão de RG, pelo Instituto de Identificação.

A partir de domingo, 14, até o dia 20, numa ação promovida pela Justiça Itinerante, o IIOC também emitirá documento de RG. Esta programação prevê que os moradores da Vila do Jundiá, do Equador, de Nova Colina, de Martins Pereira e da sede de Rorainópolis, possam ser atendidos na ação promovida pela Vara da Justiça Itinerante.

Segundo o diretor do IIOC, Hênio Stânio Lima Andrade, essas ações sociais, principalmente as que são promovidas pela Defensoria Pública e pela Justiça, visam levar mais cidadania aos moradores que residem distantes da Capital.

“Nessas ações nós temos a oportunidade de contribuir ainda mais com a nossa sociedade, por meio da emissão do documento que é de grande importância ao cidadão”, disse o diretor.

Para o Delegado Geral, Eduardo Wayner, essa ação é nobre e facilitadora, pois oportuniza ao cidadão, ainda em sua localidade, receber vários atendimentos.

“Muitas pessoas precisam do RG, mas residem nas vicinais e muitas vezes não têm condições financeiras de solicitar o documento em seu município e essa ação, em que a Polícia Civil é parceira, leva mais dignidade ao cidadão”, disse Wayner.

Documentos

A primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Os documentos necessários para solicitar o documento são: Certidão de Nascimento original e a cópia para quem é solteiro ou de casamento (original e cópia), aos casados. Além disso, deve-se apresentar também o comprovante de residência. Não é necessário levar fotografia.

Para emissão da segunda via, o cidadão deve acessar o site da Sefaz: www.sefaz.rr.gov.br, clicar no banner escrito “Dare Avulso” e preencher seus dados, inserir o código da Receita 8095 – Segurança Pública, depois selecione Cédula de Identidade Segunda via e confirmar.

O valor da taxa é de R$ 58,17. Com o boleto pago, o cidadão deve apresentar o comprovante junto com os documentos citados acima, no momento em que for solicitar a segunda via.

Evenny Kezia

 

Veja também

Topo