
O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR) está com vagas abertas no processo seletivo para o curso Técnico em Alimentos na modalidade subsequente ao ensino médio e ofertado a distância (EAD). São 70 vagas distribuídas entre os polos presenciais de Mucajaí e Caracaraí, com 35 oportunidades em cada município. Gratuita, a formação tem duração de 18 meses, com carga horária de 1.200 horas, das quais 20% são destinadas a encontros presenciais obrigatórios.
Voltado a candidatos que já concluíram o ensino médio, o curso tem como objetivo formar profissionais para atuarem nas etapas de produção, processamento e comercialização de alimentos, com foco em práticas sustentáveis e atendimento às demandas da cadeia produtiva local. As inscrições estão abertas de 16 a 30 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site.
A seleção será realizada por meio de análise curricular, com base na média simples das disciplinas do ensino médio. Em caso de empate, serão considerados, sucessivamente, os melhores desempenhos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e a maior idade entre os candidatos. O resultado final será divulgado no dia 3 de julho, e as matrículas ocorrem de 4 a 10 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para 4 de agosto.
O edital prevê a adoção de políticas de ação afirmativa, com reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Para os candidatos autodeclarados, haverá procedimento de heteroidentificação.
Para efetivar a matrícula, os aprovados deverão apresentar Certificado e Histórico Escolar do Ensino Médio, RG, CPF, comprovante de residência e termo de compromisso para participação nas atividades presenciais. Também será exigida documentação complementar dos candidatos que optarem pelas vagas reservadas.
Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails alimentos.cnp@ifrr.edu.br e cead.cnp@ifrr.edu.br, ou diretamente no portal, no qual está disponível o edital completo.