
Neste mês, denominado Abril Azul, que é dedicado à conscientização sobre o autismo, a Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Campus Boa Vista (Capne/CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizará, até o dia 30, diversas atividades voltadas à comunidade acadêmica e à comunidade externa como parte da campanha “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
Esse tema convida a sociedade a reconhecer que, por meio do acesso à informação, se percebe e se compreende a diversidade das pessoas do espectro autista, suas necessidades, desafios e, sobretudo, seus talentos e potencialidades. O CBV, desse modo, se une às demais instituições públicas e organizações para promover a conscientização, tendo em vista ambientes mais acolhedores, onde cada indivíduo possa viver de maneira plena e ser valorizado por sua singularidade.
Marco comemorativo
O Dia Internacional de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, é um marco fundamental para a reflexão sobre a importância do respeito e da inclusão.
Por que Abril Azul? No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio nas pessoas. Nesse caso, a cor auxilia em situações em que a criança autista, por exemplo, apresenta uma sobrecarga sensorial. Atualmente, o autismo passou a ser representado pelo símbolo do infinito colorido, escolhido e criado pelos próprios autistas. O logotipo se refere à neurodiversidade e a várias formas de expressão dentro do transtorno do espectro autista (TEA).
Organização
Toda a programação está sendo organizada por uma comissão composta pelas equipes da Capne, da Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes), da Comissão de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissp) e do Grêmio Estudantil, além da organização parceira Associação União de Pais e Pessoas Autistas de Roraima (Uppa). A equipe dos projetos de extensão Ajuda Mútua e TEAgita também colaboram com a comissão e realizarão atividades como parte da programação.
Programação
Sessão de Cinema Cine Azul, com exibição de filmes sobre o espectro autista; oficina de primeiros socorros, com foco no atendimento de pessoas com epilepsia e autismo; roda de conversa sobre o tema da campanha; confecção de materiais sensoriais; blitz informativa com panfletagem; entre outras atividades que serão divulgadas, ao longo do mês, nas redes sociais do CBV.
Para a coordenadora da Capne, Áurea Luíza de Miranda, a campanha desenvolvida no CBV representa a promoção do acesso à informação e reflexão para a construção de ambientes mais acolhedores e inclusivos. “Neste ano, o tema da campanha nos faz entender e refletir que, por meio de informações confiáveis, precisas, podemos construir ambientes acolhedores, inclusivos e acessíveis, tanto nos espaços escolares quanto no mundo do trabalho e na vida cotidiana, pois, muitas vezes, pessoas com autismo enfrentam muitos desafios diários devido à desinformação, falta de compreensão e apoio. E precisamos mostrar que as diferenças existem, mas que elas precisam ser respeitadas para que essas pessoas tenham a oportunidade de se expressar e ser quem são”, disse.
A senhora Maria de Fátima Paz Rebouças, mãe do aluno do espectro autista Miguel Tauã Rebouças Dornelles, do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio Integral, parabeniza toda a comunidade autista pelo Abril Azul e afirma que as ações de sensibilização institucionais contribuem para a quebra de paradigmas, superação dos preconceitos e inclusão. “Parabenizo ao Instituto Federal pela iniciativa e por se empenhar, a cada dia, na luta pela inclusão; à comunidade autista, às mães e aos pais atípicos pelo apoio dado aos seus filhos, pois isso é fundamental. Parabenizo, em especial, meu filho Miguel Tauã, por ser esse rapaz superinteligente e corajoso. Espero que venham mais projetos de leis que visem à garantia de direitos para que todos possam ser de fato incluídos nas escolas e na sociedade”, declarou.