IFRR: currículo e prática pedagógica no Campus Boa Vista são temas do Encontro Pedagógico de 2024

Evento será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro. – Fotos: Ascom/IFRR

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, será realizado o Encontro Pedagógico do Campus Boa Vista que neste ano tem como tema “O currículo e a prática pedagógica no Campus Boa Vista: múltiplos saberes e fazeres na e para a Educação Profissional e Tecnológica”.

As inscrições ocorrem por meio do preenchimento do formulário disponível neste link.

Entre os principais objetivos do evento estão: compreender metodologias de ensino que colaboram para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no atendimento aos estudantes PAEE; discutir adaptação curricular englobando métodos, estratégias, recursos e avaliação no Plano de Ensino do docente; analisar dados sobre o desempenho dos alunos e ajustar as estratégias de ensino para atender às necessidades individuais, promovendo a diferenciação; definir metas claras e mensuráveis para o aprendizado dos estudantes, orientando o planejamento para atingir esses objetivos ao longo do ano letivo; discutir os métodos de avaliação utilizados, considerando a avaliação formativa e somativa; além de promover a formação continuada para os professores, assegurando sua atualização em relação às práticas pedagógicas e às novas demandas tecnológicas.

A relevância da temática está ancorada nas reflexões sobre currículo, nos últimos anos no Brasil, que vêm se destacando em decorrência das reformas recentes na educação e dos novos perfis profissionais demandados pelos diferentes setores da economia. Segundo a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico do Campus Boa Vista (Dape/CBV), Maria Betania Gomes Grisi, embora ainda haja muito a ser feito, as transformações introduzidas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e de outras normativas e diretrizes da educação, trazem a necessidade de um novo olhar sobre as práticas educacionais.

“Para lidar com os desafios presentes nas instituições, os profissionais envolvidos na ação de ensinar precisam se manter em constante processo de formação, bem como compreender as estratégias de melhorias para a sua área de atuação. Sob tal perspectiva, se concebe a formação continuada dos docentes, técnicos e gestores do ensino como imprescindível à melhoria dos processos de ensino”, disse.

Ainda segundo Betania, os encontros pedagógicos realizados anualmente, pelo Dape em conjunto com o grupo gestor do CBV, visam à promoção da formação continuada dos professores que possibilita e colabora para que os professores se atualizem e incorporem novos conhecimentos à sua prática diária, se adaptem a essas mudanças, ajustando suas abordagens de ensino para atender às necessidades dos estudantes de maneira mais eficaz, adotem estratégias de avaliação mais eficientes bem como reavaliem suas abordagens didáticas de modo a identificarem áreas de melhoria.

“Por meio do Encontro Pedagógico incentivamos os docentes a refletirem sobre sua prática pedagógica, a buscarem melhorias em suas respectivas áreas e explorarem novas abordagens de ensino e aprendizagem. Neste encontro, particularmente, buscamos colaborar com suporte no atendimento aos estudantes com necessidades especiais, público crescente em nosso campus e que, nos exige capacitação para melhor atendimento às especificidades. De forma prática, com a realização do Encontro Pedagógico impulsionamos a melhoria das práticas didáticas, a qualidade do ensino e colaboramos para uma experiência educacional mais enriquecedora para os estudantes”, completou Betania.

Virginia Albuquerque

 

Veja também

Topo