IFRR divulga cartilha sobre meliponicultura resultado de projeto de extensão

O projeto foi desenvolvido com financiamento do Programa de Apoio Institucional à Extensão (Pipex) da instituição. – Fotos: Eduardo Prata

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) acaba de disponibilizar a cartilha Introdução à Meliponicultura em Roraima: Manual de Apoio ao Meliponicultor Iniciante, fruto de projeto coordenado pelo professor do Campus Amajari Eduardo Magalhães Borges Prata. Confira o material aqui.

Além de apresentar breve descrição histórica da diversidade de abelhas sem ferrão no Brasil, com ênfase em Roraima, a cartilha esclarece quais são as melhores espécies para serem criadas no estado. Ela ainda traz um passo a passo detalhado para a criação de um meliponário, incluindo o controle de inimigos naturais, a multiplicação de colônias e a alimentação complementar necessária durante o período de escassez de recursos. Em relação à produção, o material aborda a colheita e o envase do mel, além de discutir a necessidade de regularização do meliponário.

Conforme explicado na cartilha, a meliponicultura em Roraima tem grande potencial para a geração de renda e para a conservação das espécies por meio da implementação de meliponários, da capacitação de meliponicultores e do incentivo aos praticantes existentes. Essas ações são fundamentais para o desenvolvimento dessa atividade, ainda incipiente no estado. Espera-se que o material desperte no leitor o interesse pela criação de abelhas sem ferrão, contribuindo para o fortalecimento da meliponicultura em Roraima.

A cartilha é resultado do projeto Meliponicultura em Amajari-RR: Revitalizando Relações Ancestrais entre Abelhas Nativas e Povos Originários, financiado pelo Programa Institucional de Incentivo a Projetos de Extensão (Pipex), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRR. O projeto foi coordenado pelo professor Prata. Ele esclarece que a cartilha está ainda em versão provisória e que há possibilidade de ela ser publicada pela Editora IFRR.

O material foi escrito por profissionais de duas instituições: Eduardo Magalhães Borges Prata, Mateus de Leles Lima e Guilherme da Silva Ramos (IFRR); e Maurício Adu Schwade (Meliponário e Apiário Schwade, de Presidente Figueiredo-AM). Já a execução do projeto contou com a participação de estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio: Manoela de Lucas Santos Menezes (bolsista), Nailton Stevin da Silva, Natsumi Carvalho Yamada e João Pedro de Carvalho (voluntários). Também houve a participação de moradores da Comunidade Indígena Araçá (Amajari/RR), especialmente dos senhores Adevado Padilha Silveira e Francisco Padilha Silveira.

Para obterem outras informações sobre o projeto, os interessados devem enviar suas dúvidas para o e-mail prata.eduardo@ifrr.edu.br.

Sofia Lampert

Veja também

Topo