IFRR é parceiro no Encontro de Inteligência Turística da Amazônia Setentrional

Evento vai ocorrer no dia 27 de abril no Roraima Garden Shopping. – Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), com o Governo do Estado de Roraima, a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e o Sebrae Roraima, promove, no dia 27 de abril, o Encontro de Inteligência Turística da Amazônia Setentrional (Eita). A iniciativa integra a agenda do Salão Internacional de Turismo-Roraima 2024, e vai ocorrer a partir das 8h30, no Roraima Garden Shopping, localizado na Avenida Ville Roy, 1544, Bairro Caçari, em Boa Vista (RR).

A proposta é apresentar um painel do que está sendo produzido pelos estudantes das instituições de ensino envolvidas (IFRR e Uerr) para o setor de turismo no estado. Pelo IFRR serão apresentados trabalhos produzidos nos cursos Tecnologia em Gestão de Turismo e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, e ainda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. De 26 a 28 de abril, uma equipe do instituto também estará com stand institucional no Salão Internacional de Turismo.

Para quem tiver interesse em participar, as inscrições ao evento são gratuitas e podem ser realizadas, até o dia 27, clicando aqui. A programação inclui a apresentação do painel “Panorama da Qualificação e do Mercado Turístico de Roraima: Perspectivas”, além de apresentações de trabalhos desenvolvidos no IFRR e na Uerr sobre a temática do encontro.

Confira abaixo a programação completa do Eita no dia 27 de abril:

8h30: Painel de Abertura: Panorama da Qualificação e do Mercado Turístico de Roraima: perspectivas

Painelistas: Profa. Ma. Rosijane Evangelista da Silva (Uerr), Profa. Ma. Lívia Rodrigues da Silva (IFRR) e Bruno Dantas (Detur).

Moderador: Prof. Dr. Edir Haning (Uerr)

9h50: Intervalo (coffee break)

10h20: Mesa 1: Apresentação de Trabalhos Orais

– WebTepequém: um protótipo para um Sistema de Informações sobre Serviços de Guiamento e Exploração de Trilhas Turísticas na Serra do Tepequém, no Município do Amajari-RR – por Víctor Miguel da Silva Andrade (IFRR)

– Capacidade de Carga da Trilha para a Cachoeira Excalibur, na Serra Grande, Cantá, Roraima, Brasil – por Marcos Pastana dos Santos (Uerr)

– Turismo Cultural em Roraima: Tuarî-Yamarî (o caminho dos escravos) no Baixo Rio Maú – por Luciano Alvarenga (IFRR)

Moderadora: Profa. Dra. Leila Ghedin (IFRR)

* Tempo de Apresentação de 15 minutos para cada trabalho, seguido de 20 minutos para perguntas

11h30: Mesa 2: Apresentação de Trabalhos Orais

– Acessibilidade de Pessoas Surdas em Atividades Turísticas: um sinalário Libras/Português para apoiar o ensino-aprendizagem de turismo na educação profissional e tecnológica – por Gabriel Figueiredo (IFRR)

– Etnoturismo e Agroecossistemas: uma análise na Comunidade Indígena Raposa I, Normandia-RR – por Kátila Nayara Romão Moura

– Reflexões sobre a Observação de Botos no Rio Branco – por Bimael Montilla (IFRR)

Moderador: Prof. Dr. Thiago Alves (Uerr)

12h40: Encerramento

 

Veja também

Topo