IFRR lança editais com vagas para equipe multidisciplinar e cursistas

Ambos os editais estão disponíveis na página do Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC), com normas e cronogramas específicos. – Foto: Ascom/IFRR

Estão abertas as inscrições ao Edital 3/2024 da Diretoria de Extensão do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (Direx-CBV-IFRR), que estabelece as normas do processo de seleção interna e externa para provimento de vagas destinadas à equipe multidisciplinar. Os aprovados vão atuar como bolsistas do curso de formação inicial e continuada (FIC) Educação Especial para Gestão Escolar na Perspectiva Inclusiva, ofertado na modalidade a distância (EAD). Também estão abertas as inscrições para o Edital 4/2024/Direx/CBV, que estabelece as normas do processo de seleção para ingresso de cursistas no mesmo curso.

Seleção da equipe multidisciplinar 

As inscrições tiveram início nesta segunda-feira, 17, e seguem até a próxima segunda, 24. Elas podem ser realizadas por meio do Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC), neste link.

Fundamento legal

O Edital 3/2024/Direx/CBV está fundamentado na Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; na Lei 13.164/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência); e na Resolução 45 da CD/FNDE, de 29 de agosto de 2011, que estabelece a oferta do curso pela Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Renafor). Além disso, o edital destina-se a servidores do IFRR, ativos ou inativos, e ao público externo interessado em desempenhar funções administrativas e pedagógicas no curso.

O processo seletivo simplificado tem validade de seis meses, contados a partir da data de divulgação do resultado final, destinando vagas para as seguintes funções: técnico em audiovisual, intérprete em Libras, ledor e transcritor em Braille, professor formador, professor pesquisador, tutor presencial e tutor a distância.

Oferta

A Direx/CBV, em articulação com a Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Capne/CBV) e com o Departamento de Educação a Distância (Dead/CBV), submeteu uma proposta, em resposta à carta-convite enviada às instituições federais de ensino superior (Ifes) e aos institutos federais de ensino tecnológico (IFs) para oferta de cursos de formação de professores pela Rede Renafor, obtendo a aprovação.

A coordenadora do Napne, Áurea Miranda, explica que capacitar gestores das redes de ensino faz parte das políticas institucionais sobre a promoção da inclusão e diversidade nas escolas e para além dos muros destas. “O curso deve inspirar os gestores e orientá-los pedagogicamente sobre os cuidados que os estudantes precisam ter visando à construção do conhecimento científico e à formação de pessoas capazes de acessar o mundo do trabalho com todos os direitos que são assegurados pelas leis de inclusão. A coordenadora faz parte dessa promoção, construção e execução do curso”, afirmou.

Seleção de cursistas

São ofertadas 500 vagas para o Estado de Roraima. As inscrições serão realizadas no período de 20 de junho a 13 de julho, por meio deste link. O curso tem carga horária de 180 horas, a ser cumprida no período de quatro a seis meses.

Virginia Albuquerque
Topo