IFRR participa de evento nacional de lançamento do 18º ODS da Igualdade Étnico-Racial

O IFRR foi representado por gestores, servidores, estudantes e egressos. – Fotos: Ramon Queiroz e Sofia Lampert

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi palco, na manhã desta quarta-feira, 16, do lançamento oficial do 18.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 18) – Igualdade Étnico-Racial –, com foco nos povos indígenas. Diversas instituições estavam presentes, entre elas o Instituto Federal de Roraima (IFRR), representado por gestores, servidores, estudantes e egressos.

Realizada na plenária Deputada Noêmia Bastos Amazonas, a cerimônia contou com a entrega de comendas a diversos líderes indígenas, discursos políticos, exibição de trechos de estudos e documentários, além de apresentações de danças e músicas tradicionais. O evento foi marcado pela presença de autoridades municipais, estaduais e federais, de líderes indígenas e representantes de diversas comunidades, incluindo estudantes e professores, tendo como destaque central as pautas indígenas. A transmissão foi realizada pelo canal da ALE-RR no YouTube (assista aqui). 

Paralelamente, no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, ocorreu uma feira de artesanato, reunindo artesãos das etnias macuxi, wapichana e wai-wai. Foram expostas biojoias, cestarias, panelas de barro, entre outros itens. Também houve uma exposição da obra Vovó Jamanxim, escrita por egressos do curso Técnico em Magistério Indígena ofertado pelo Campus Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) e produzida em parceria com a Prefeitura Municipal de Normandia. (Saiba mais sobre o livro em matéria publicada na época do lançamento. (Confira aqui.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, falou sobre a relevância da participação da instituição no evento. “Em nome do Instituto Federal de Roraima, tive a honra de participar da sessão de lançamento do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial –, um momento histórico que reforça o nosso compromisso com a valorização dos saberes tradicionais, com a proteção dos territórios e com o respeito à diversidade. A educação pública, inclusiva e de qualidade é o caminho para a justiça social e para a construção de um país verdadeiramente plural”, afirmou.

Também representando o IFRR, esteve presente na ala das autoridades o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Adnelson Jati Batista. Ele é o coordenador da área de Educação do Movimento ODS em Roraima. Segundo ele, os objetivos do ODS 18 dialogam diretamente com os valores da instituição. “Há todo um esforço pela sustentabilidade e por uma transformação social pautada na inclusão e na responsabilidade ambiental”, acrescentou.

O Movimento

O ODS, de âmbito nacional, é uma iniciativa social apartidária, plural e ecumênica que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade por meio do cumprimento dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela ONU em 2015. Os ODSs são um chamado global para a erradicação da pobreza e proteção do meio ambiente e do clima, além da promoção da paz e da prosperidade. Saiba mais sobre a organização acessando este link.

Sofia Lampert

Veja também

Topo