IFRR promove 7ª Semana de Empreendedorismo e Inovação com foco em Inteligência Artificial na Educação

Ação pré-evento trará profissional convidada do Rio de Janeiro para ministrar curso de Redação Técnica para Registro de Patentes, nos dias 7 e 8 de outubro. – Foto: Ascom/IFRR

Promovida anualmente pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR), a Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei) estará na sua 7ª edição este ano. Com o tema “Inteligência Artificial: as possibilidades na Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, o evento reunirá a comunidade acadêmica das seis unidades da instituição, no período de 9 a 11 de outubro.

Como ação pré-evento, a comissão organizadora da Semei trará, nos dias 7 e 8 de outubro, o curso Redação Técnica para Registro de Patentes, ministrado pela assessora de Propriedade Intelectual e Inovação no Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro (NIT-Rio), Patrícia Coimbra. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser realizadas por meio deste link.

No formato multicampi, o evento começa no dia 9 de outubro com apresentação de trabalhos, oficinas e palestras sendo realizadas concomitantemente em diferentes campi da instituição. A palestra de abertura será proferida pela procuradora federal Diana Guimarães Azin, a partir das 19 horas, no Campus Boa Vista (CBV). Ela abordará o tema “Inovação aberta e IA: o papel do marco legal de CT&I no fortalecimento do ecossistema de inovação”.

Ao longo dos três dias de evento, a Semei tratará de temas como ChatGPT na sala de aula; ferramentas de IA para docentes; captação de recursos da Lei de Informática; gestão pública e IA; inovação e sustentabilidade no agronegócio; entre outros. Confira a programação completa e faça sua inscrição nas atividades clicando aqui. Há ações restritas para estudantes/servidores do IFRR e outras abertas à comunidade em geral.

A diretora da Agência de Inovação (Agif) do IFRR, Karla Santana, destaca a importância da Semei como pilar de inovação no IFRR e como espaço de reflexão e troca de ideias que vai além dos limites acadêmicos. “A Semei é um momento importante no nosso calendário, em que podemos sensibilizar estudantes de variados níveis de ensino da instituição, além de professores, pesquisadores e a comunidade em geral, para as possibilidades que a cultura empreendedora oferece, sobretudo, dentro dos conceitos de inovação e sustentabilidade, podendo gerar benefícios tanto em termos institucionais como na área empresarial, gerando importantes resultados para toda a sociedade”, explicou.

Nesta edição, a Semei conta com parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR), o Núcleo de Inovação Tecnológica do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Brasília, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Suframa e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Ceará.

Semei

Por meio de uma programação que inclui oficinas, palestras, rodas de conversas, workshops, mesas-redondas, brainstormings e apresentações culturais, o evento busca instigar um olhar criativo, atento às tecnologias e aos problemas da sociedade; sensibilizar os participantes a respeito do empreendedorismo e da carreira empreendedora; e apresentar o empreendimento social como solução para ambientes que se encontram em crise. Acesse aqui a página oficial da Semei.

Veja também

Topo