IFRR recebe reconhecimento com Selos dos Objetivos Sustentáveis 2024

Ao todo, 14 iniciativas foram classificadas no processo de certificação, sendo que cinco ações do IFRR receberão o selo, como uma na área de Turismo e outra de Empreendedorismo, ambas no eixo Pessoas. – Foto: Ascom/IFRR

Das 14 iniciativas classificadas no processo de certificação do Movimento Nacional ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) em Roraima, que receberão o selo de reconhecimento nesta sexta-feira, dia 2, em cerimônia alusiva aos 20 anos da mobilização nacional, cinco são projetos desenvolvidos no IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima). Além das classificadas, outras três instituições/entidades deverão receber menção honrosa.

O evento comemorativo, que tem na programação a entrega do Selo ODS 2024/Cadeia Produtiva, será realizado a partir das 8 horas no Parque Anauá, onde as iniciativas reconhecidas por ações alinhadas aos 17 objetivos voltados para o desenvolvimento sustentável com foco nas cadeias de produção sustentáveis, inovação tecnológica e bioeconomia também serão apresentadas ao público.

Do IFRR, os projetos que deverão receber o selo são os seguintes:

1. Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável na Produção e Comercialização de Cogumelos Amazônicos – Do isolamento molecular à estruturação do negócio Cogu Amazon (eixo Pessoas);

2. Atuação Profissional e Acadêmica em Bioeconomia na Região Amazônica (Eixo Planeta);

3. Fortalecimento das Cadeias Produtivas através do Curso Técnico em Guia Turismo (eixo Pessoas);

4. Novas Tecnologias de Fabricação para Produtos de Açaí: biossensor indicador da mudança de PH elaborado com açaí e mandioca com potencial uso na verificação da qualidade do pescado, do Fruit Roll (Fruit Leather) e da bebida de açaí (eixo Planeta); e

5. Fortalecimento das cadeias produtivas através do projeto Acelera Koneka: Empreendedorismo Juvenil em Roraima (eixo Pessoas).

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do instituto, Adnelson Jati Batista, o recebimento dos selos ODS vem para ressaltar o comprometimento de profissionais e estudantes com a missão e os valores do IFRR, o que envolve diversos aspectos, em especial, nesse caso, a formação humana integral, em consonância com os arranjos produtivos locais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

“Esse tipo de reconhecimento mostra o nosso comprometimento com a inovação, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário. Cada projeto é uma prova da dedicação e engenhosidade de nossos professores e professoras, além de estudantes, em lidar com desafios do mundo real”, observou o pró-reitor.

Já a reitora do IFRR , Nilra Jane Filgueira, classifica esse reconhecimento como um marco significativo para a instituição. “O recebimento desse selo reflete nossos esforços contínuos para integrar práticas sustentáveis e avanços tecnológicos em nossa estrutura educacional. Estamos orgulhosos de contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa região e para as metas globais”, declarou.

Selo ODS 2024/Cadeia Produtiva

O processo de certificação é estruturado por meio de edital, que prevê a análise da prática cadastrada, por meio de formulário, a qual deve enfatizar as ações alinhadas aos 17 objetivos e a forma como a organização ou pessoa física internaliza suas operações diárias e estratégias em longo prazo.

A concessão do Selo ODS visa oferecer um diferencial significativo, conectando a imagem da organização/pessoa, seja pública, seja privada, com os princípios do desenvolvimento econômico sustentável.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Veja também

Topo