O III Simpósio Processos Civilizações na Pan Amazônia (SPCPAM), cujo tema este ano será: Tecnização e Modus Vivendi na Amazônia, ocorrerá entre os dias 8 e 11 de maio na capital amazonense, tendo como local a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas de forma online pelo endereço eletrônico oficial do evento. Os participantes que desejam ser apenas ouvintes, podem se inscreverem gratuitamente até o dia 11 maio, já os interessados em apresentar algum trabalho podem realizar suas inscrições até o dia 20 de abril sendo necessário o pagamento de uma taxa que varia de acordo com a modalidade.
III SPCPAM – Tecnização e Modus Vivendi na Amazônia
Em sua terceira edição, o SPCPAM, será realizado no período de 8 a 11 de maio de 2024. por meio de mesas redondas, conferências e grupos de trabalhos, onde serão discutidos temas relevantes para a Pan-Amazônia, privilegiando sua natureza e sua relação com a biosfera, assim como suas sociedades e culturas, de não indígenas e grupos autóctones, no curso cego do processo civilizador.
Uma Amazônia, que está no palco das discussões acadêmicas, políticas, econômicas, ambientais e sociais. Encoberta por uma natureza exuberante, possui particularidades que estão para além do natural. Habitada por populações autóctones seculares e não indígenas – migrantes, imigrantes e miscigenados, vivendo numa interdependência funcional, nos exige uma abordagem em conexão das mais diversas áreas do conhecimento em busca de compreender melhor essa região.
Com a participação de instituições nacionais e internacionais, de estudiosos e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no vasto campo interdisciplinar e multidisciplinar, o III SPCPAM vem contribuir para estudos Pan-Amazônicos em uma abordagem sistêmica, O III SPCPAM irá proporcionar, sob o viés da teoria eliasiana, temas relevantes para a Amazônia : figurações, domínio da natureza, civilizações complexas, modus vivendi, a educação e suas modalidades, lazer, turismo, entre outros temas. O evento é realizado pelo grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia, vinculado a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) , com o apoio da FAPEAM,
Para mais informções sobre o SPCPAM, acesse o site do Grupo de Pesquisas Processos Civilizadores na PanAmazônia.