Conforme levantamento do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), houve uma redução de 56,79% no número de condutores autuados sem cinto de segurança, durante o mês de março deste ano, que foi de 525 infrações. Essa redução se deve ao comparativo com o mesmo período do ano passado, que teve 1.215 registros.
Segundo os dados, também houve redução no número total de infrações registradas no mês de março deste ano, que teve 1.779, apresentando uma diminuição de 37,99% ao fazer um comparativo com março de 2023 que teve 2.869 registros.
Em março deste ano, a infração motorista e passageiro sem cinto de segurança ocupou o primeiro lugar no ranking de infrações mais cometidas, com 525 casos. Em segundo lugar: fazendo uso do celular, com 228 infrações, depois veículo sem licenciamento com 186 autos de infração e sem CNH com 160.
O diretor de segurança do trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, explicou que essa redução na infração sem cinto de segurança é em razão do Departamento ter intensificado as fiscalizações de trânsito nos últimos meses.
“Podemos dizer que essa redução também é resultado de que motoristas estão mais conscientes de suas responsabilidades no trânsito. O uso do cinto de segurança é importante demais tanto para o condutor do veículo quanto para os passageiros”, afirmou Mesquita.
Ele disse ainda que é fundamental que a população respeite as leis de trânsito e as sinalizações verticais e horizontais. “Dessa forma conseguiremos manter o fluxo de veículos em ordem, além de reduzir consequentemente o número de acidentes de trânsito, garantindo mais segurança para todos”, esclareceu Mesquita.
Penalidades
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro, o condutor ou passageiro que deixar de usar o cinto de segurança, conforme previsto no artigo 65, está cometendo uma infração grave.
O valor da multa é de R$ 195,23 e cinco pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. Além disso, o veículo só é liberado quando o equipamento de segurança for colocado pelo infrator.
Emilly Duarte