Iniciativa do UNICEF para enfrentamento à desnutrição infantil indígena visa impactar 30 mil crianças até 2025

Por meio da parceria com Odontoprev, UNICEF atuará em cinco estados brasileiros em sinergia com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a empresa Odontoprev acaam de firmar uma parceria estratégica para fortalecer políticas públicas relacionadas à saúde e nutrição indígena, contribuindo para a prevenção de doenças e promoção da saúde e nutrição, além do fortalecimento das competências de lideranças indígenas nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo pesquisa sobre determinantes sociais da desnutrição de crianças indígenas de até 5 anos realizada pelo UNICEF em 2019 em três regiões inseridas no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, oito em cada 10 crianças yanomami menores de 5 anos apresentavam desnutrição crônica no momento do estudo. Enquanto a situação entre indígenas Yanomami se tornou uma prioridade em vista da declaração da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), o Ministério da Saúde tem trabalhado na prevenção e combate à mortalidade infantil indígena em outros distritos considerados prioritários. Atualmente muitos avanços ocorreram, mas desafios ainda permanecem para agilizar a redução da mortalidade infantil.

Dentro do escopo da parceria, que vai de agosto de 2024 a dezembro de 2025, estão previstas capacitações junto a lideranças indígenas e equipes multiprofissionais de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) prioritários nos estados do Acre, Maranhão, Pará e Tocantis visando a prevenção, rápida identificação e referenciamento de doenças prevalentes na infância, refletindo na diminuição da mortalidade infantil. Além disso, está prevista a elaboração de materiais de comunicação culturalmente sensíveis para fortalecimento das políticas públicas e a realização de diagnósticos sobre fluxos de identificação e tratamento da desnutrição nas Terras Indígenas Yanomami, em Roraima, visando o fortalecimento da vigilância e assistência nutricional. A previsão é que, ao todo, 500 profissionais sejam capacitados e 30 mil crianças sejam impactadas indiretamente por meio das iniciativas.

“No Brasil, as crianças indígenas possuem duas vezes mais risco de falecer antes de completar 1 ano do que as outras crianças brasileiras. Atualmente, o UNICEF já coordena seus esforços nas áreas de saúde, nutrição, água, saneamento e proteção à infância em contextos indígenas, além do trabalho integrado na resposta à emergência Yanomami em sinergia com o Centro de Operações de Emergência (COE), o Ministério da Saúde e o Distrito Sanitário Indígena Yanomami (DSEI-Y). Essa parceria com a Odontoprev nos permitirá fortalecer ainda mais nossa atuação, e expandir para DSEIs prioritários para o enfrentamento da mortalidade infantil indígena e promoção da saúde e nutrição”, afirma Stephanie Amaral, oficial de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil.

“Estamos muito felizes em fazer parte dessa iniciativa do UNICEF com foco na promoção da saúde em comunidades indígenas no Norte e Nordeste do Brasil. Sabemos que a desnutrição pode afetar diretamente a saúde bucal, criando um ciclo difícil de romper. Além disso, capacitar as lideranças locais e técnicos de saúde é um passo importante para contribuir com uma mudança duradoura”, afirma Renato Costa, CIO, CMO e CSO da Odontoprev. “Esse projeto se conecta com nosso propósito de promover sorrisos para cada vez mais brasileiros. Estamos comprometidos em apoiar ações que promovam saúde e bem-estar para todos, de forma integrada”, acrescenta Renato.

Sobre Odontoprev

A Odontoprev, empresa de capital aberto desde 2006, é líder em planos odontológicos no Brasil, com cerca de 8,8 milhões de beneficiários. A rede de cirurgiões-dentistas da Odontoprev é especializada, com aproximadamente 27 mil credenciados. A Companhia é listada no Novo Mercado da B3, participa da carteira global do Bloomberg GEI 2023, neutraliza a emissão anual de Gases de Efeito Estufa e conta com acionistas de mais de 30 países. Fundada em 1987, a empresa conta com soluções para todos os perfis de clientes, desde grandes corporações, empresas PME e planos individuais, nas marcas Odontoprev, Bradesco Dental, BB Dental e Odonto System, Mogidonto entre outras.

O UNICEF não endossa marca, produto ou serviço.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais acessando o site oficial e acompanhe as ações da organização no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

João Vitor Zotini

Veja também

Topo