
Neste sábado, 9, às 8h, será realizada a aula inaugural do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), articulada com curso de qualificação profissional, voltado a 50 internos da Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV).
A iniciativa é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado no dia 5 de agosto entre a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
A parceria tem como objetivo ampliar o acesso à educação, promover cidadania e contribuir para a dignidade das pessoas privadas de liberdade, reforçando as políticas públicas de ressocialização e inclusão social. Por meio da EJA – Ensino Médio integrada à formação profissional do SENAI, os internos terão a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, contribuindo para a redução da reincidência criminal e para a construção de um futuro mais digno.
A solenidade de abertura contará com a presença da presidente da FIER, empresária industrial Izabel Itikawa; da superintendente do SESI, Almecir Camara; do diretor regional do SENAI, Celso Albuquerque; da secretária de Justiça e Cidadania, Michelly Fernandes; e da diretora do Departamento de Justiça, Maria José da Conceição.
Termo de Cooperação
A iniciativa terá duração de 24 meses (prorrogáveis), com aulas aos sábados, das 8h às 12h, nas dependências da Cadeia Masculina do bairro São Vicente e outras unidades do sistema prisional, conforme demanda. A metodologia adotada será o Reconhecimento de Saberes (RDS), com carga horária inicial de 35 horas e continuidade conforme o desenvolvimento dos alunos. Ao final do curso, os participantes que cumprirem os requisitos de frequência e aproveitamento receberão históricos escolares e diplomas de conclusão, validando sua formação e ampliando oportunidades de reinserção social e profissional.
EJA Profissionalizante
Implementada em 2020, a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante é uma ação realizada em conjunto pelas instituições SESI/SENAI, e possibilita que o estudante possa ao final do curso receber duas certificações: uma do ensino médio regular e outra do curso de qualificação profissional escolhido, de forma totalmente gratuita.
Dentre a metodologia pedagógica aplicada está a de “Reconhecimento de Saberes”, método de avaliação e diagnóstico das competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho que os alunos possuem, possibilitando que os estudantes concluam o ensino médio em até 6 meses.

