Na semana passada, o Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) realizou a Operação Especial de Fiscalização Aulas Seguras nos estabelecimentos comerciais de Roraima para garantir segurança à população na hora de adquirir os produtos da lista de material escolar.
As fiscalizações seguem de forma rotineira, até o início das aulas. A ação faz parte de uma operação nacional coordenada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Segundo a presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, as fiscalizações são realizadas de forma periódica e também rotineiramente durante todo o ano, intensificadas em certos períodos sazonais. O principal objetivo é dar segurança ao consumidor na hora da compra dos produtos e também ao empreendedor, para que tenha uma concorrência justa com os demais.
“Nossa equipe de Avaliação da Conformidade realiza ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de todo o Estado. Nesse período, são verificados 24 itens que compõem a lista de artigos escolares. A equipe técnica verifica se os itens apresentam o selo de conformidade [do Inmetro] na embalagem. No caso de produtos comercializados a granel, o selo deve ficar exposto na embalagem de apresentação na prateleira”, explicou Isabella.
É obrigatório que 24 itens dos produtos de material escolar disponibilizados ao consumidor contenham a certificação do Inmetro, sendo apontador, borracha e ponteira de borracha, caneta esferográfica/roller/gel, caneta hidrográfica (hidrocor), giz de cera, lápis (preto ou grafite), lápis de cor, lapiseira, marcador de texto, cola (líquida ou sólida), corretor adesivo, corretor em tinta, compasso, curva francesa, esquadro, normógrafo, régua, transferidor, estojo, massa de modelar, massa plástica, merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios, pasta com aba elástica, tesoura de ponta redonda, tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, e aquarela).
“O consumidor deve ficar atento na hora da compra, verificar se o produto apresenta o selo de identificação do Inmetro. A presença do selo, que inclusive é de fácil identificação, demonstra que aquele produto passou por testes e foi avaliado para evitar possíveis acidentes de uso. Alguns produtos precisam de cuidado também na hora da utilização, para que crianças que estejam utilizando, não sofram acidentes com bordas cortantes ou peças pequenas, por exemplo”, completou a presidente.
Ouvidoria
Caso encontre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com o órgão por meio da ouvidoria do Ipem-RR ou enviar mensagens através do telefone (95) 9971-6066, além do Instagram, Facebook e o site oficial do instituto.
O órgão atende de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30 e está localizado na avenida Surumu, 1719, bairro São Vicente.
Carla Morais