
A Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participou neste domingo, 13, da ação social “Receita Cidadão: criando receitas de saúde”, realizada na Fazenda Esperança, localizada na zona rural do município de Iracema, 90 quilômetros de Boa Vista. A iniciativa reuniu diversas instituições com o objetivo de levar atendimento social, de saúde e cidadania aos acolhidos pela comunidade terapêutica.
A Fazenda Esperança é uma instituição voltada à recuperação de pessoas com dependência química ao oferecer acolhimento, trabalho e espiritualidade como pilares para a reinserção social. Durante a ação, a SEM levou equipes do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e do Centro Reflexivo Reconstruir, que atuam na prevenção e combate à violência doméstica e familiar.

De acordo com a assistente social da SEM, Catarina Simões, a presença da Secretaria foi importante para sensibilizar os acolhidos sobre temas muitas vezes negligenciados.
“O CHAME acolhe e orienta mulheres vítimas de violência, enquanto o Reconstruir trabalha com os homens autores dessas agressões, promovendo reflexão e mudança de comportamento. Acreditamos que é preciso ouvir e apoiar os dois lados para que a transformação aconteça de forma efetiva. Por isso, foi uma honra participar dessa ação ao lado de tantas instituições comprometidas com a dignidade humana”, destacou a servidora da ALE-RR.

Para o coordenador da Fazenda Esperança, Vades Saraiva, a ação foi fundamental tanto para os acolhidos quanto para seus familiares. Ele destacou a articulação do Ministério Público de Roraima, em parceria com o Poder Legislativo.
“Essa ação foi realizada por meio do Ministério Público, que teve a sensibilidade de reunir todas essas instituições neste dia, para que pudéssemos atender de forma especial os nossos acolhidos. A ação também teve o objetivo de divulgar o nosso trabalho de acolhimento de pessoas em situação de rua, mas que também atende profissionais como advogados e médicos. É uma realidade que atinge todas as classes sociais e essas instituições se colocaram à disposição em prol da saúde dos acolhidos e da visibilidade do nosso trabalho”, informou Saraiva.

Entre os acolhidos, a ação também teve um efeito positivo. Um dos participantes foi Carlos (nome fictício), que já havia passado pela instituição em 2020 e retornou recentemente em busca de um recomeço. Ele destacou a importância de iniciativas como essa para o processo de recuperação e reintegração.
“A Fazenda está sendo bem agraciada pela Assembleia Legislativa, Receita Federal, Polícia Civil, e outras instituições da área da saúde. Isso é muito relevante para os acolhidos, porque nos sentimos amados e não discriminados. Essa aproximação com essas instituições ajuda na ressocialização”, pontuou.
A ação social contou ainda com profissionais da Secretaria do Estado de Saúde (Sesau) com atendimento médico, Polícia Civil e Receita Federal com emissão de documentos e Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) com auxílio jurídico.

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir
O CHAME atende, acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.
O Centro Reflexivo Reconstruir também oferece esses serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica do Estado. A equipe do programa realiza encontros para tratar sobre temas sensíveis a exemplo de depressão, estresse e agressividade, álcool e drogas, valores familiares e Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).
Os dois programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1.470, bairro Aparecida. Já as moradoras de Rorainópolis e adjacências podem buscar apoio no Núcleo da ALE-RR, na Avenida Dra. Yandara, nº 3.058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Além disso, há o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.