
O vereador Ítalo Otávio (Republicanos) protocolou o Ofício nº 002/2026, no qual solicita providências imediatas do Poder Executivo Municipal para garantir a entrega integral e antecipada do fardamento escolar da rede pública municipal antes do início do ano letivo de 2026.
No documento, Ítalo Otávio relembra que, em 2025, pais, responsáveis e unidades escolares registraram inúmeras reclamações devido ao atraso e à entrega incompleta dos kits de fardamento, o que gerou transtornos às famílias, prejuízos aos estudantes e comprometeu a organização do ambiente escolar e a igualdade entre os alunos.
“Nossa preocupação é evitar que os mesmos erros do ano passado se repitam. O fardamento escolar é um direito dos alunos e uma obrigação do poder público. A entrega antecipada garante dignidade, igualdade e um início de ano letivo mais organizado para todas as famílias”, afirmou o vereador.
O parlamentar também recorda que, em outros anos acionou a justiça para que o fardamento das crianças fosse entregue dentro do ano letivo. Essas medidas foram adotadas porque esse é um problema que acontece de forma recorrente.
Por meio de documentos anteriores, o gabinete do parlamentar também sugeriu a contratação de empresas de confecção locais e costureiras autônomas, como forma de estimular a economia local, reduzir riscos logísticos e dar mais agilidade ao processo. No entanto, considerando que há contrato vigente com empresas de outros estados, por meio de adesão à Ata de Registro de Preços, o vereador defende uma atuação rigorosa na gestão contratual.
“Respeitamos os contratos existentes, mas é fundamental que a Prefeitura adote medidas administrativas eficazes para assegurar a entrega completa e no prazo. Planejamento e fiscalização são essenciais para que o aluno não seja penalizado”, reforçou Ítalo Otávio.

