
“São inúmeros os pontos a serem observados: má gestão do fundo de previdência, terceirização do fundo e o que houve, Senhor Prefeito, com a saúde financeira da previdência que iria até o ano de 2049?” – Assim disse o Vereador Ítalo Otávio (Republicanos) em rede social em resposta ao vídeo recentemente publicado pelo Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB).
O prefeito encaminhou para o Poder Legislativo, o Projeto de Lei Complementar 001/25 que trata do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Municipais para que fosse votado em regime de urgência, mas sem ter diálogo com os principais interessados no assunto, que são os servidores públicos.
A proposição é baseada no argumento de que o PRESSEM está deficitário e se não houver aumento da contribuição de servidores em 3%, a prefeitura pode perder a carta previdenciária e deixar de receber os recursos do Governo Federal, mas segundo sindicatos e servidores ouvidos pelo Vereador Ítalo Otávio (Republicanos), há muitas ressalvas quanto a proposta feita pela gestão municipal.
“Arthur jogou a responsabilidade para a oposição no parlamento municipal, tendo em vista que inicialmente a própria prefeitura não teve o cuidado com o futuro dos servidores e aposentados, não teve diálogo, não teve transparência e ainda quer fazer tudo no atropelo, como tem sido todos os anos. A Câmara tem independência e os vereadores já estão em diálogo com entidades sindicais, servidores e aposentados sobre essa questão”, advertiu Ítalo.
O projeto de Lei Complementar 001/2025 está atualmente na Procuradoria da Câmara Municipal para análise, mas enquanto isso, há possibilidade de servidores entrarem em greve devido aos problemas gerados pela proposta do poder executivo.