Dando sequência à programação da campanha do Janeiro Branco, a CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota), promoveu na manhã desta quarta-feira, 18, uma palestra voltada para pacientes e servidores que atuam no setor de psiquiatria da unidade.
O encontro aconteceu durante um piquenique realizado na praça Jorge Manoel Da Silva, conhecida popularmente como Mirandinha, no bairro Caçari. O objetivo da ação é chamar a atenção da população sobre a promoção da saúde mental.
“Escolhemos essa data para fazer um piquenique com as psicólogas, pacientes e uma convidada especial para dar uma palestra. Estamos hoje aqui em referência ao Janeiro Branco, para que possamos ter esses cuidados [com a saúde mental]”, reforçou a responsável pelo setor de psiquiatria do Coronel Mota, Suely do Nascimento.
A advogada e especialista em neurociência, Dolane Patrícia Santos, foi convidada para ministrar a palestra do dia. O assunto abordado por ela foi o perfil comportamental e como as palavras podem influenciar na saúde mental das pessoas.
““Hoje um dos maiores problemas da humanidade é o relacionamento, ou melhor, como se relacionar com as outras pessoas. Na neurociência, usamos o cérebro a favor de melhorar a nossa vida como um todo”, ressaltou a advogada.
A técnica em enfermagem Tereza Alves, de 68 anos, faz acompanhamento com a psicóloga e psiquiatra do Coronel Mota há pelo menos um ano, depois de uma indicação das profissionais da unidade. Ela explicou ter ficado contente com o convite para participar do encontro.
“Eu me senti muito feliz com o convite e acho maravilhosa [a campanha do Janeiro Branco], principalmente porque uma vez já pensei em tirar minha vida. É uma dor e desespero muito grande e as pessoas precisam procurar ajuda, um especialista, para você conseguir viver o presente que Deus lhe deu”, comentou.
Programação
A próxima atividade do Coronel Mota sobre o Janeiro Branco está prevista para o próximo dia 27, com a realização de um passeio ciclístico com pacientes e colaboradores da unidade.
O horário da atividade está previsto para às 8h30, com ponto de concentração no estacionamento da clínica, que fica localizada na rua Coronel Pinto, nº 636, Centro.
Suyanne Sá