Diante do aumento nos casos de ansiedade, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta sexta-feira, 17, o podcast “Vai Ficar Tudo Bem”, alusivo à campanha Janeiro Branco. O programa abordou histórias reais de distúrbios mentais e debateu a necessidade de ações contínuas para o cuidado da saúde mental.
Transmitido ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelo canal oficial no YouTube (@assembleiarr), o podcast contou com profissionais da área e com o relato da enfermeira Betânia Magalhães, em tratamento contra depressão e síndrome de burnout.
“Cheguei a um ponto em que não tinha forças para sair, mesmo quando me chamavam. Só conseguia ir às consultas e voltava para o quarto. Estou fazendo terapia, meditação e, com o ciclismo e a caminhada, melhoro a cada dia. Foi um momento muito difícil, com dores físicas e emocionais, mas hoje estou conseguindo superar”, compartilhou Betânia.
O psicólogo Wagner Costa foi um dos convidados e apresentou estudos que evidenciam a importância de relacionamentos saudáveis para o bem-estar mental. Ele também destacou medidas simples para adotar ao longo do ano.
“O Janeiro Branco nos incentiva a planejar e a colocar em prática ações que impactem positivamente nossa saúde mental. Atitudes como cuidar do sono, praticar exercícios físicos, conviver mais com amigos e familiares, e investir na leitura podem fazer uma grande diferença no dia a dia,” explicou Wagner.
A psicanalista Janaína Nunes, da Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR, ressaltou o papel da psicanálise na identificação das causas inconscientes das doenças mentais e diferenciou a ansiedade normal da ansiedade patológica.
“Ansiedade é natural, mas é preciso equilíbrio. Muitas vezes, as causas verdadeiras estão em traumas ou experiências passadas. A ansiedade patológica, diferente da ansiedade comum, pode ser desencadeada por situações cotidianas que a pessoa não consegue enfrentar sozinha,” afirmou Janaína.
A jornalista e diretora de Televisão e Rádio da ALE-RR, Camila Dall’Agnoll, mediou o podcast e destacou o compromisso do Parlamento roraimense com a saúde mental.
“Este é o primeiro podcast de 2025 e o segundo sobre o Janeiro Branco, reforçando a importância da saúde mental. Hoje, debatemos formas de buscar o equilíbrio e valorizar o cuidado consigo mesmo. A Casa Legislativa também oferece atendimentos psicológicos aos servidores, incentivando a busca por apoio profissional”, enfatizou Camila.
Podcast do Parlamento
Para quem não conseguiu acompanhar o programa, o “Vai Ficar Tudo Bem” está disponível na playlist “Podcasts” no canal da ALE-RR no YouTube. Também é possível ouvi-lo nas plataformas Spotify e Deezer.
Ao todo, a Superintendência de Comunicação da ALE-RR produziu 16 podcasts com temas variados, como empreendedorismo, tráfico humano, inclusão de pessoas com deficiência e combate à homofobia.