A Secretaria Especial da Mulher (SEM) encerrou, nesta sexta-feira, 31, a campanha “Janeiro Branco” com uma palestra sobre saúde mental para os servidores. Com trocas de conversa e informações, a médica Maria Vauliam Ferreira, especialista na área, conduziu o encontro.
Entre os tópicos trabalhados, ela detalhou a campanha, a importância de buscar ajuda quando preciso, combate ao estigma do tema, melhorias nas relações interpessoais, cuidados com a mente, formas de prevenção, uso de ferramentas para não adoecer, como prática de exercícios físicos, boa alimentação e noite de sono, regulação de telas, entre outros.
De acordo com Maria Vauliam, a SEM é, principalmente, um órgão de acolhimento às vítimas de violência. Os atendimentos às assistidas requerem cuidado e respeito, e é preciso estar bem física e mentalmente para cuidar de quem precisa.
“Falamos justamente dessa prevenção, de técnicas e quais ferramentas eles podem utilizar para não adoecer. Isso refletirá em um trabalho mais efetivo, afinal, se eu não me cuido, como vou dar atenção a quem precisa?”, questionou.
A profissional enfatizou ainda que os servidores da SEM recebem uma quantidade maior de carga emocional, sendo de suma importância filtrar essas emoções para não se sobrecarregar.
“Além dessa filtragem, é preciso ter algumas rotinas para se desligar daquilo e ter uma qualidade de vida para não adquirir, por exemplo, uma depressão, ansiedade ou qualquer outro transtorno. É nesse contexto que surge o ‘Janeiro Branco’ tratando dessas ferramentas.”
Resultados positivos
Para a diretora da SEM, Glauci Gembro, quanto mais conhecimento os servidores tiverem, mais fácil se torna a forma de lidar com o público do órgão e a vida pessoal.
“O colaborador conduzirá sua vida de uma forma melhor, com tranquilidade, o convívio com outros servidores também. Enfim, temos tido resultados muito positivos durante todo o ano passado, com essas palestras e, em 2025, continuaremos”, adiantou.
Na percepção da servidora Rayza Fialho, o estado da mente influencia o comportamento humano.
“Acredito que todo mundo precisa uma vez de atendimento psicológico e dessas terapias. Acho que nossos pensamentos têm o poder de tanto nos elevar quanto nos colocar para baixo. Então, se estivermos sãos e com a mente tranquila, o atendimento ao público fluirá. É necessário esse cuidado”, destacou.
Atendimentos
A sede da SEM fica na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida. Há também um núcleo em Rorainópolis, na Avenida Dra. Yandara, 3058, Centro. Os atendimentos presenciais são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. De forma remota, há a ferramenta ZapChame, pelo número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.