Nesta quinta-feira, 4, os moradores do loteamento João de Barro, em Boa Vista, recebem ação da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) com palestra sobre educação ambiental e esclarecimento de dúvidas sobre a regularização das novas ligações de água que serão feitas pela empresa assim que o Centro de Reservação e Distribuição do local for entregue à população.
Objetivo do evento e informar os moradores, como vai ocorrer acesso para receber água potável nas residências, as etapas para regularização cadastral e principalmente sensibilizar as pessoas quanto ao uso consciente da água.
“Atualmente os moradores do loteamento utilizam água de forma irregular, e por isso é importante a regularização cadastral junto à Caer. Também levaremos informações de como economizar água para garantir um futuro com qualidade de vida para todos”, explicou a chefe do NMA (Núcleo do meio Ambiente) Airlene Carvalho.
Investimentos
No loteamento João de Barro, está sendo construído o sistema de abastecimento e distribuição de água bruta e tratada, que inclui a perfuração de três poços artesianos, construção de rede adutora, reservatório elevado de 300 m³, reservatório apoiado de 600 m³, estação elevatória de água tratada, rede de distribuição e ligações domiciliares. O Governo de Roraima investiu R$ 12 milhões no pacote de obras.
A produção de água tratada na capital aumentou cerca de 35% nos últimos quatro anos, e possui excelência em cobertura, com 99,9% da população atendida com água potável. Roraima é o terceiro Estado brasileiro que mais investe em saneamento básico, conforme dados do Instituto Trata Brasil.
Andréia Melo