Kits de pesca: pescadores comemoram aquisição de material para trabalhar em Roraima

Cento e setenta e oito motores rabeta foram entregues a estes profissionais em solenidade nesta terça-feira. – Foto: Ascom Parlamentar

A terça-feira, 5, começou cedo para a pescadora Maria Cirleude, que saiu da cidade de Iracema (91 quilômetros) até Boa Vista, capital roraimense, para receber um dos 178 kits de motor para os pescadores de Roraima, entregues durante solenidade na Colônia de Pescadores Z1.

“Sou pescadora desde pequena, mas há três anos estou regulamentada. Com esse kit vai melhorar tudo, vou pegar um barco emprestado, colocar o motor e pescar”, disse a mulher ao ressaltar que este maquinário mudará a vida financeira de todos os pescadores.

A entrega ocorreu na presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, na manhã desta terça. Os kits foram adquiridos pela Colônia de Pescadores Z1 após destinação de emendas parlamentares do, à época, deputado Federal e hoje senador da República, Dr. Hiran (Progressistas-RR), em cerca de R$ 250 mil.Ainda estão previstos para este ano o pagamento de mais de R$ 250 mil para compra de 24 barcos de alumínios com capacidade de até 650kg de carga.

O momento, enfatizou Dr. Hiran, mostrou o reconhecimento desta categoria. “Quero me comprometer aqui, são 178 motores rabetas, 24 botes de alumínio, além disso darei um caminhão frigorífico para transporte seguro do pescado”, adiantou.

Para o ministro André de Paula, estar próximo dos pescadores oportunizou conhecer mais a fundo as demandas e necessidades da categoria. “Momento para celebrar conquistas dos pescadores que são frutos de emendas parlamentares da bancada federal de Roraima a exemplo do senador Dr. Hiran”, comentou o governista.

A atenção e olhar dos parlamentares representa um novo capítulo na história da pesca artesanal em Roraima. “A gente vê que os políticos, a bancada dá atenção para o setor e faz investimentos com as emendas, também os estaduais. Investimentos com motores, malhadores, caixas de isopor, caminhonete, agora mencionado um caminhão frigorífico”, ressaltou o presidente da Colônia dos Pescadores Z1, Rafael Moniza.

Veja também

Topo