Lançamento da obra Transmulticulturalidade na Amazônia ocorrerá em 5 de novembro

Transmulticulturalidade integra a Coletânea Diálogos Interdisciplinares da EDUA e foi organizada pelos professores Dr. Shigeaki Alves, Ma. Virginia Albuquerque e Ma. Pétira Santos. – Fotos: Divulgação

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) será palco, mais uma vez, do lançamento de relevante obra científica. Será lançado, no dia 5 de novembro, às 19h, no auditório da unidade, mais um volume da Coletânea Diálogos Interdisciplinares, intitulado Transmulticulturalidade na Amazônia, publicado pela Editora da Universidade do Amazonas (Edua/Ufam) e organizado pelos professores e pesquisadores Shigeaki Alves, Virgínia Albuquerque e Pétira Maria dos Santos.

Toda a comunidade científica, além dos interessados na temática da obra, está convidada a participar do evento.

A obra

Para o professor Shigeaki Alves, organizador principal da obra, a publicação representa um importante instrumento para o progresso da ciência, pois se constitui em instrumento valioso para a valorização dos saberes e das práticas dos que vivem na Amazônia. “A consolidação do progresso da ciência é caminho árduo, e ter mantido presente a intensificação da ampla difusão da literatura científica genuína da Amazônia conduz-nos às novas interpretações responsáveis pelas minuciosas e detalhadas compreensões das realidades contextuais em nossa região e sua rica biodiversidade, em biomas e ecossistemas singulares. Portanto, pensar e reflexionar sobre a ciência em sua interdisciplinaridade é imprescindível para que o acesso democratizado alcance os interessados na dinâmica envolvente da leitura por meio das mais distintas temáticas abordadas e propostas em escritos científicos, fruto do esforço coletivo de cerca de 70 pesquisadores e de pesquisadores integrantes do livro Transmulticulturalidade na Amazônia, em suas mais profundas relações de reciprocidade e equidade para as relações equânimes em nossa sociedade e a floresta em pé”, disse.

Esta é terceira obra organizada de maneira conjunta entre os pesquisadores, que, a cada volume, reúnem outros profissionais de diversas áreas do conhecimento e de várias e conceituadas instituições de ensino superior (IES).

IES representadas

Desta vez, 12 instituições de ensino superior estão representadas na obra. São artigos, fruto de trabalhos de pesquisa, ensino e/ou extensão, produzidos por seus pesquisadores. Estão representadas as seguintes IES: IFRR, UFRR, Ufam, UEA, Ifam, Uerr, UnB, Uern, IFRJ, UFRJ, Unicamp (Nepan) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lançamento

A solenidade de lançamento contará com a participação dos autores e de convidados, que também vão prestigiar a exposição fotográfica que leva o mesmo nome da obra e que será apresentada pelo fotógrafo Gildo dos Santos Júnior, que cedeu imagens para ilustrar a capa do livro e mais 39 fotografias de pontos turísticos dos estados da Região Norte.

“Para mim, foi uma honra muito grande participar da publicação, colaborando com renomados profissionais e pesquisadores não só de Roraima, mas também de outros estados da Federação. A abrangência do termo transmulticulturalidade nos permite falar das belezas da nossa região, da nossa história, da nossa cultura e da grandiosidade do nosso estado e dos demais estados que compõem a Amazônia, e de como esta imensa região tem riquezas que precisam ser apresentadas para o restante do País, ganhando, assim, cada vez mais espaço e reconhecimento no cenário nacional e internacional. Então, participar desse projeto coletivo ilustrando o livro com tão lindas imagens que registrei com muita dedicação e carinho foi muito prazeroso. Estou muito feliz com o resultado e tenho certeza de que os leitores também irão gostar”, declarou Santos Júnior.

Após o lançamento oficial da obra, a mesma também será disponibilizada de maneira digital para download.

Veja também

Topo