O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) constatou que o número de motoristas abordados nos últimos dez meses por “Dirigir Sob Efeito de Álcool” aumentou 30,35% em comparação com o ano passado.
De janeiro a outubro de 2023, foram 408 autos deste tipo. Em 2022, durante esse mesmo período foram 313 registros. O balanço foi levantado pelo setor de estatística da autarquia.
Conforme o artigo 165 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) dirigir sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa, é uma infração gravíssima que resulta em penalidade de multa (dez vezes) e suspensão de direção por 12 meses.
A medida administrativa acerca desse tipo de infração é a retenção do veículo, conforme o disposto no §4º do artigo 270 da lei 9.503 do CTB. O parágrafo único desse artigo, enfatiza que a multa é aplicada em dobro em caso de reincidência no período de até 12 meses.
Outra infração que demonstrou crescimento durante esse apuramento dos últimos dez meses de 2023 foi “Recusa de teste do bafômetro”, que teve aumento de 21,97% em relação ao ano passado, registrando 111 autos. Em 2022, foram 91 registros.
No artigo 270 do CTB é informado que ao recusar o teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita identificar se há algum psicoativo, é uma infração gravíssima com penalidade em multa (dez vezes) e suspensão de direito de dirigir por 12 meses.
O diretor de segurança do trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, enfatiza sobre a combinação perigosa que o álcool e a direção resultam.
“O álcool reduz os reflexos e a capacidade do condutor, e isso coloca em risco a vida não apenas do motorista, mas de todas as pessoas no trânsito. É importante ressaltar que embriaguez ao volante é crime e que dirigir não é uma brincadeira. Portanto, ao conduzir um veículo, é fundamental ter responsabilidade e respeitar as normas de trânsito”, afirmou o diretor.
Além das fiscalizações, o departamento tem focado em atividades educativas com palestras sobre o trânsito em escolas, empresas, secretarias, instituições e blitz em ruas, avenidas da capital e interior com o objetivo de conscientizar e garantir mais segurança para todos.
“Nossas equipes de agentes de trânsito são distribuídas em locais com maiores índices de acidentes para realizar esse controle e ação de segurança viária”, finalizou Mesquita.
Emilly Duarte