Dentro do mês de aniversário da emissora mais ouvida de Roraima, uma série de entrevistas realizadas pelo principal jornal da Rádio Tropical, o Tropical Notícias, comandado pelos jornalistas Leôncio Monteiro e Lidiane Bezerra, que vai ao ar do meio dia até as 13h, foram destaque durante toda semana, onde cada entrevistado contou um pouco da história de sucesso de um dos principais meios de comunicação existente.
Na segunda feira, 21, quem abriu a rodada de entrevistas foi o proprietário do Grupo, o ex-deputado federal e empreendedor Luciano Castro.
O que mais chamou a atenção de quem estava ouvindo, foi o amor que Luciano tem quando se refere à implantação e o que empreendeu para deixar a emissora como ela se encontra até hoje, acreditando em novos profissionais, acompanhando a tecnologia e investindo nas novidades que o veículo necessita.
“O meu amor pelo rádio sempre foi exaltado pelo longo desses 36 anos, não escondo de ninguém, sou do rádio”, disse.
Luciano Castro parabenizou os colaboradores e deu ênfase que a Rádio Tropical tem o melhor time de locutores de Boa Vista e finalizou falando o Slogan da emissora: “Não Basta ser radio, tem que ser Tropical”.
Na terça feira, 22, o locutor Jeremias Nascimento foi a bola da vez. Durante o bate-papo, lembrou de momentos engraçados, como no dia da estreia ele foi o operador responsável pra ligar o equipamento que levaria a programação ao ar. Também destacou a importância que a emissora tem na vida da população.
Para Jeremias fazer parte da família Tropical é muito gratificante e, até hoje, entra no estúdio como se estivesse em sua primeira vez, e tem muita gratidão por cada ouvinte que o acompanha. Hoje, ele comanda de segunda a sexta, o programa “Clássicas da Tropical”, das 19h às 21h.
Na quarta-feira, 23, Odely Sampaio, gerente de programação da 94.1, destacou o sucesso que a emissora tem até hoje durante todos esses anos.
“O proprietário Luciano Castro é o que mais merece ser parabenizado. Um empreendedor de visão e que sempre acompanhou o tempo, fazendo que o Grupo seja destaque e mantenha a audiência até hoje”, destacou Odely.
Ele também fez questão de lembrar de alguns colegas que por aqui passaram e marcaram uma época e deixando um legado, entre eles: Alberto Gemaque (em sua homenagem o estúdio de Rádio Tropical leva seu nome), Marcia Seixas, Milhomem Rodrigues, Cícero, todos in memorian, entre outros excelentes profissionais que fazem parte dessa linda caminhada que é a Radio Tropical.
Na quinta-feira, 24, a participação na bancada do “TN” foi do locutor Carlos Alberto Alves, um dos pioneiros na área, conhecido como “A voz de veludo de Roraima”, uma das vozes mais marcantes do rádio roraimense.
Carlos Alberto foi o primeiro gerente de programação da Tropical. Ele falou um pouco da história, de sua trajetória na emissora, como foi feita a primeira programação, como selecionou os primeiros locutores e destacou um importante parceiro no início, lembrando do empresário Vitor Perin, que foi um dos primeiros parceiros a acreditar no sucesso e importância da rádio para a vida das pessoas que aqui vivem.
E finalizando, a jornada de entrevistas, a jornalista Janice Coelho, que esteve durante cinco anos à frente da programação do Grupo e o veterano locutor Pedro Junior (que até hoje compõe na lista de colaboradores da empresa), na sexta feria, dia 25, estiveram conversando com a dupla que comanda o horário e, numa conversa descontraída, relembraram alguns momentos importantes.
Janice Coelho, que durante sua permanência à frente da direção movimentou bastante as ações da emissora, falou sobre o projeto “Patrulha 94”, idealizado por ela e apoiado pelo empreendedor Luciano Castro, que deu todo suporte para que a proposta desse certo. Ela contou como surgiu a ideia e sobre a estrutura que foi abraçada pela família Tropical.
Pedro Junior falou sobre a satisfação em está até hoje fazendo parte da emissora e o que a empresa representa em sua vida. Aproveitoou para agradecer ao proprietário Luciano Castro por ter dado a oportunidade e ter se tornado o profissional de rádio que tanto ama, destacando a gratidão que tem pelo empresário.
O começo de uma história de sucesso
A Rádio Tropical FM 94.1 – antiga Rádio Nacional FM de Boa Vista, então pertencente à Radiobras – foi adquirida por meio de leilão pela Rede Tropical de Comunicação Ltda., de propriedade do empresário e então deputado federal Luciano Castro, e a empresária Giselda Duarte Cavalcanti. Começava ali uma história do mais absoluto sucesso, na radiofonia roraimense.
Em 21 de setembro de 1988, a Radiobras enviou a notificação de que a rádio poderia ir ao ar. Logo em seguida, a empresária Rionete Reis, esposa do empresário Pedro José, tornou-se sócia da empresa e se somou ao grupo.
A mais nova estação de rádio FM de Roraima foi ao ar em 28 de novembro de 1988, com uma proposta totalmente inovadora para o rádio local.
Os primeiros radialistas da Rádio Tropical foram Carlos Alberto Alves, Jeremias Nascimento, Pedro Júnior e Aldemir Pimentel.
A Rádio Tropical sempre manteve um padrão de programas desde a sua ‘criação, levando ao ar uma programação eclética voltada para todos os públicos.
A emissora conta também com um jornal diário, o Tropical Notícias, que é produzido pela equipe de jornalismo da emissora. Nos primeiros anos o noticioso ia ao ar no começo da manhã, mas hoje é transmitido ao meio-dia. Hoje o “TN” tem a apresentação de Leôncio Monteiro e Lidiane Bezerra.