Até esta sexta-feira, 28, ocorre a 1ª semana de formação presencial do curso Técnico em Magistério Indígena subsequente ao ensino médio, ofertado por meio de parceria entre o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) e a Prefeitura Municipal de Normandia. A iniciativa atende 86 professores indígenas das etnias macuxi e wapichana.
Segundo a coordenadora do curso, professora Ana Cláudia Barros, do IFRR, ele tem um formato inédito na Rede Federal. “Pensado e estruturado por uma comissão inter e multicultural, a demanda para a sua oferta veio da própria comunidade indígena. O público atendido é composto por 86 estudantes indígenas que já atuam como professores em suas comunidades, mas que possuem somente a formação em nível médio. Entre os estudantes, 90% pertencem à etnia macuxi e 10% à etnia wapichana”, explicou.
Nesta primeira semana de formação, os estudantes estão tendo contato com os diversos componentes curriculares, como Ambientação em Educação a Distância, História da Educação e da Educação Escolar Indígena, Antropologia com Ênfase em Educação Escolar Indígena, Projeto Integrador, Fundamentos da Alfabetização Escolar Indígena e Psicologia da Educação.
A professora do IFRR Karla Tabosa, que ministra Ambientação em EAD, emocionou-se ao ouvir relatos de estudantes que, pela primeira vez estão tendo contato com um computador e manuseando um mouse. “Isso evidencia a importância do curso de Magistério Indígena para o aperfeiçoamento da formação desses professores indígenas”, disse a coordenadora do curso, professora Ana Cláudia.
O curso contará com algumas semanas de formação presencial. Por isso, uma vez por mês os estudantes se deslocam de suas comunidades até a sede do Município de Normandia para participar e contribuir para as aulas interagindo diretamente com os professores. Além da formação presencial, os professores serão ensinados por meio de videoconferências no Google Meet e pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA/Moodle. Os que não dispõem de acesso à internet receberão apostilas impressas.
Corpo Docente
Como o Projeto Pedagógico de Curso prevê o desenvolvimento de competências e habilidades específicas e condizentes com as vivências e as realidades das culturas e das tradições dos povos originários, os estudantes estão tendo aulas com profissionais que têm formação e experiência nesse contexto. “O curso está contando, no primeiro módulo, com a contribuição das professoras do próprio Campus Avançado Bonfim Lysne Nozenir de Lima Lira e Karla Cristina Tabosa Machado, da professora e pró-reitora de Extensão do IFRR, Roseli Bernardo Silva dos Santos, e do professor do Campus Amajari Felipe da Silva de Souza”, pontuou Ana Cláudia.
A coordenadora informou que também foram convidados outros profissionais para ministrar aulas, como as professoras Ivone Mary Medeiros de Sousa e Maria Neusa de Lima Pereira, do IFRR, a professora Simone Rodrigues Batista Mendes, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o professor José Aírton da Silva Lima, da Secretaria de Estado de Educação (Seed) e a professora Lindomara da Silva Souza, que vão contribuir voluntariamente.