Estudantes do IFRR/CBV recebem atendimento educacional especializado

O trabalho visa tornar os conteúdos acessíveis a alunos com necessidades educacionais específicas. – Fotos: Baronso Lucena Ferreira

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) recebeu, neste ano, reforço na equipe. Uma neuropsicopedagoga e uma pedagoga passaram a atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atende oito estudantes com necessidades específicas, como autismo, baixa visão e TDH.

O trabalho realizado no AEE visa tornar os conteúdos acessíveis aos alunos atendidos na sala multifuncional do Napne e ajudá-los a se desenvolver na vida acadêmica. Outro objetivo é auxiliar os professores a adaptar e elaborar atividades, assim como avaliar os estudantes, levando em consideração a respectiva deficiência ou necessidade específica.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva do CBV, Áurea Luíza Azevedo de Miranda, depois desse reforço da equipe foi elaborado um questionário personalizado chamado Anamnese, documento norteador do trabalho realizado no AEE.

Nele são abordados aspectos sociais, educacionais e comportamentais do aluno, essenciais para o desenvolvimento de estratégias a serem utilizadas pelos professores em sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem, no próximo semestre.

“Após a aplicação da anamnese com cada aluno, oito no total, foi possível às professoras do AEE identificar nesses alunos dificuldades a serem trabalhadas e habilidades que serão potencializadas para ajudar a sanar as dificuldades encontradas. Essas estratégias serão desenvolvidas no segundo semestre de 2023”, explicou Áurea.

Segundo a coordenadora, o trabalho é realizado em conjunto com os docentes e a família, incluindo a participação dos profissionais do AEE no Conselho de Classe para ouvirem relatos sobre os estudantes atendidos no Napne e prestar assessoramento aos professores na busca de fazer o melhor atendimento dos alunos com necessidades específicas.

Semestre

As atividades do primeiro semestre deste ano foram encerradas com uma confraternização entre os estudantes e toda a equipe do Napne. Além de comes e bebes, o evento contou com jogos de estratégias e aula de natação para alunos que nunca tinham entrado numa piscina. Para isso, teve o suporte de estudantes do curso de Educação Física e do professor Moacir de Souza.

Gisele Martins

 

Veja também

Topo